O que Fazer em Aracaju

Compartilhe:

Praia de Atalaia

 

Se você está de viagem marcada para a capital de Sergipe e está procurando o que fazer em Aracaju, este artigo irá te ajudar.

Aracaju é uma cidade tranquila com uma população de pouco mais de 640 mil pessoas. É uma das capitais com custo de vida mais baixo do Brasil, e isso também é um pouco positivo para quem viaja para lá, pois é uma cidade relativamente barata para os turistas.

Além das praias de Aracaju, há na cidade diversas outras atrações atrações como o Oceanário, museus e excursões ao longo do belo rio São Francisco, para não mencionar o turismo gastronômico e artesanato local.

Na segunda metade de junho, acontece o Forró Caju, que reúne milhares de turistas no maior evento da região. É montada na praça dos eventos uma cidade cenográfica, e as quadrilhas típicas de festa junina dançam animadamente ao som de instrumentos regionais. Na Orla de Atalaia também tem bastante movimento com o Forró do Povo.

Para quem gosta de aventura, também há boas oportunidades em Aracaju. Você pode alugar um buggy para explorar piscinas naturais, dunas e belas paisagens da região.

A seguir, você verá os principais pontos turísticos de Aracaju e também conhecerá alguns dos tradicionais passeios em Aracaju e poderá escolher as atividades mais interessantes para você e sua família.

 

Pontos Turísticos de Aracaju

 

Arcos da Orla de Atalaia

Orla de Atalaia

Um dos principais cartões postais da cidade de Aracaju, a Orla de Atalaia, possui seis quilômetros de extensão e garante uma boa variedade de programas para turistas e moradores. É considerado um dos maiores centros de entretenimento e lazer de todo o Nordeste, com uma ciclovia local, quiosques, quadras de esportes, fontes de luz, um grande pista skate pública, área para exercícios e muito mais!

A Orla de Atalaia agrada tanto crianças como adultos, com praça de eventos, espaços culturais, entre muitas outras atrações que toda a família gosta.

 

Passarela do Caranguejo

Na já citada Orla de Atalaia fica a Passarela do caranguejo, outro importante ponto turístico de Aracaju. Este é um pequeno trecho da orla, ocupado por bares e restaurantes que oferecem os melhores pratos da cozinha regional: frutos do mar,pirão de leite, carne do sol e, claro, um ótimo caranguejo.

Há restaurantes mais em conta e outros mais sofisticados na Passarela do Caranguejo. Há opções para todos os gostos e bolsos também.

 

Oceanário do Projeto Tamar

Projeto Tamar

 

O oceanário está na Orla de Atalaia e oferece visitas guiadas, palestras e exposições destinadas a conscientizar a conservação do ecossistema marinho e a riqueza do rio São Francisco.

O Oceanário do Projeto Tamar possui tartarugas enormes e, dependendo da época do ano, é possível ver os filhotinhos de tartaruga. Há também vários aquários com cerca de 70 espécies, tubarões, moréias, arraias e, claro, tartarugas marinhas. Existe um tanque em que os visitantes podem tocar  diretamente em várias espécies de invertebrados, crustáceos, peixes e moluscos.

 

Centro Histórico de Aracaju

Se o que você busca é aprender mais sobre a história e cultura de Aracaju, o centro possui vários edifícios históricos, como a Catedral Metropolitana. A arquitetura da cidade mantém características coloniais.

Veja também:  Quando ir Para Fortaleza

Museu da Gente Sergipana

Também no centro histórico de Aracaju você pode visitar o premiado Museu da Gente Sergipana. O espaço celebra a personalidade do povo sergipano: as festas, personagens históricos, gastronomia, praças, ecossistemas – tudo é apresentado com uma variedade de tecnologias para que a experiência dos visitantes seja mais interativa.

 

PALÁCIO OLÍMPIO CAMPOS

Foi a antiga sede do governo do estado de Sergipe e casa do governador até 1980. Atualmente o palácio funciona como um museu onde ficam as mobílias antigas do século 19, maquetes, quadros de artistas italianos  e acervo de fotos que retratam a cidade nos anos 40. O Palácio Olímpio Campos fica localizado na Praça Fausto Cardoso.

 

Cidades Históricas

Laranjeiras

 

Vale lembrar que as cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão estão a menos de 30 quilômetros de Aracaju. Os municípios armazenam tesouros arquitetônicos coloniais, bem como festivais folclóricos. Mas infelizmente a conservação de alguns monumentos nessas cidades não está 100% em dia.

 

Além de o que fazer em Aracaju, veja outros artigos sobre a cidade:

 

Passeios em Aracaju

Cânion do Xingó

Um outro passeio em Aracaju é a visita ao Cânion Xingó, famoso por ser uma das mais belas paisagens do estado e que é amplamente anunciado internacionalmente. A navegação ocorre nas águas do rio São Francisco, represadas para a construção da usina hidrelétrica de Xingó.

O passeio começa excursão é na cidade de Canindé do São Francisco, a 210 km de Aracaju. O tempo de navegação até chegar aos cânions é de cerca de uma hora, depois você tem cerca de uma hora para se refrescar e brincar na água e depois mais uma hora para retornar.

Veja também:  O que Fazer em Recife

 

Croa do Goré e Ilha dos Namorados

Um dos passeios tradicionais é o passeio de barco para a Croa do Goré e a Ilha dos Namorados. Para chegar até esses destino, você deve pegar um catamarã na Orla do Pôr do Sol, no povodo de Mosqueiro. A navegação ocorre pelo rio Vaza-Barris, que banha tanto o Sergipe como a Bahia.

Depois de cerca de 40 minutos, você chegará a Croa do Goré, que possui bancos de areia formados no meio do rio e que duram somente algumas horas antes de serem novamente encobertos pelo rio. O catamarã fica parado na Croa do Goré por menos de uma hora, e no final desse tempo você já pode ver como os bancos de areia desaparecem. Nesse momento se formam pequenas lagoas com peixes, o que é muito bonito!

Em seguida, o barco vai para a Ilha dos Namorados, que está localizada entre o rio Vaza-Barris e o Oceano Atlântico. Nessa ilha uma bela lagoa é formada. Na Ilha dos Namorados é montada uma estrutura para servir bebidas e porções, com guarda-sóis e barracas. É um passeio em Aracaju tranquilo para famílias com crianças, oferece bóias para brincarem e tem uma rede na água para relaxar. Posteriormente, o catamarã retorna a Orla do Pôr do Sol.

Bom, como deu para perceber não faltam opções para o que fazer em Aracaju. Já escolheu a sua?

Compartilhe: