O que Fazer em Fortaleza

Praia de Morro Branco

Quem chega em Fortaleza deve saber que há muitas atividades e passeios que pode fazer. Pensando nisso criamos esse artigo para te mostrar o que fazer em Fortaleza.

As atividades se iniciam nas praias do centro, boas para caminhadas a beira mar ou nos nos calçadões e vão até as praias do leste ou oeste para banhos de mar, passeios de bugues e brincar no esquibunda. O cansaço acumulado do dia pode ser disperso por uma ótima hidratação e alimentação farta das barracas que ficam em várias praias da capital cearense.

Nesse artigo não trataremos muito das praias de fortaleza, então se quiser ir direto para lá basta clicar no link ao lado e conhecer melhor sobre as principais praias da cidade.

Se seu perfil de viagem também faz com que goste de aproveitar a noite,  guarde um pouco da sua energia pois a vida noturna de Fortaleza é intensa nos bares, casas noturnas e na também na famosa praia do Futuro. Nos dias que não for curtir muito as praias, programe em seu roteiro passeios mais tranquilos, como por exemplo conhecer construções antigas tombadas pelo patrimônio histórico, visitar o centro e os mercados de artesanato. Então acompanhe esse artigo até o final para conhecer os principais pontos turísticos de Fortaleza e também os mais famosos passeios em Fortaleza.

Pontos Turísticos de Fortaleza

Se você ainda não sabe bem o que fazer em Fortaleza, acompanhe os próximos tópicos e escolha os melhores para sua viagem. Confira a seguir os principais pontos turísticos de Fortaleza para visitar em sua viagem para a cidade.

Feira Noturna de Fortaleza

Esta tradicional feira ao ar livre funciona todos os dias, no período da noite. Fica localizada na Avenida Beira-mar, na praia de Meireles, um dos locais mais turísticos da cidade, que conta com intenso movimento. As barracas possuem grande variedade de produtos, como acessórios, roupas, produtos regionais e utensílios, além de uma parte com várias barracas com comidas variadas. É um ponto turístico de Fortaleza bem tradicional.

Centro de Turismo

O centro de turismo fica em um prédio tombado pelo IPHAN, e era uma casa de detenção de 1850 a 1866. Mesmo hoje em dia ainda resguarda a arquitetura colonial, portões de ferros oxidados e as lojas ficam no lugar que se encontravam as celas no passado.

Por lá se encontra várias opções de presentes como cachaças artesanais, garrafas com areia colorida retirada das falésias, castanhas e a tradicional renda de labirinto. O artesanato da renda de labirinto serve para fazer colchas, toalhas de mesa e até mesmo vestidos. Os museus de Arte e Cultura Populares e dos Minerais também são situados no local, que fica na Rua Senador Pompeu.

Beach Park – Pontos Turísticos em Fortaleza

O Beach Park é um dos parques aquáticos mais conhecidos do Brasil. Os preços praticados estão altos para entrar no parque, mas para quem faz questão de conhecer o famoso Beach Park,  ele está localizado em Porto das Dunas. Em frente ao parque há uma bela praia também. O parque conta com uma estrutura além dos famosos tobogãs, já que também tem brinquedos para as crianças, rio artifical, lojas de lembranças, um  hotel e também um museu.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Este centro possui uma arquitetura moderna e abriga um complexo que contém teatros, cinema, palcos para shows, galerias de arte com exposições de durações variadas, Planetário e Memorial da Cultura Cearense com objetos da cultura regional. O local atrai uma grande quantidade de turistas, principalmente os mais ligados a arte e cultura, e foi inaugurado em 1998. A região próxima a ele foi remodelada e hoje possui bares, boates e restaurantes. Fica localizado no bairro de Iracema, na Rua Dragão do Mar.

Theatro José de Alencar

Este teatro possui uma bela fachada com vitrais coloridos e estrutura metálica importada da Escócia. Em seu interior, o ambiente ainda preserva as mesmas características do passado. Em sua visita é possível conhecer as escadarias, camarotes e o jardim de Burle Marx. As visitas são guiadas e o teatro fica no centro de Fortaleza, na Rua Liberato Barroso.

Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana de Fortaleza

A Catedral Metropolitana de Fortaleza possui torres com até 75 metros de altura e tem capacidade para receber por volta de cinco mil pessoas. Seu estilo de construção é o gótico, e foi projetada por George Maunier, um arquiteto francês, que se inspirou numa catedral da Alemanha. Foi construída no ano de 1978 e fica localizada na Praça da Sé.

Museu do Ceará

O prédio foi construído em 1817, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O museu possui por volta de sete mil objetos da cultura popular, como fósseis, móveis, vestimentas, cordéis, artefatos do Padre Cícero (como batina, chapéu e bengala) e também de Lampião, famoso cangaceiro nordestino. Alguns eventos culturais ocorrem ocasionalmente no museu, que tem visitas monitoradas e fica na rua São Paulo.

Casa José de Alencar

A antiga casa em que morou o famoso escritor José de Alencar é preservada desde os tempos que ele viveu lá. A casa é do século 19 e as mobílias são ainda dessa mesma época. Ao redor da casa José de Alencar há um sítio com uma grande área verde que contém um engenho antigo e o Museu Artur Ramos, que possui objetos indígenas e do período da escravidão. Fica localizada em Messejana, na Avenida Washington Soares.

Museu da Cachaça

O museu da cachaça não fica em Fortaleza, mas sim em Maranguape, a cerca de 30 km da capital. O museu conta a história da família Telles, fundadora da cachaça Ypióca, que é a empresa com maior produção mundial de água ardente. O casarão é do século XIX e nele se encontram documentos, garrafas antigas, fotos e  espaços que remetem ao processo de fabricação, além de um canavial e um grande tonel de madeira com capacidade de 374 mil litros. Fica localizado na estrada CE-065.

Museu do Maracatu

O Museu do Maracatu destaca o folclore cearense. São peças de roupas, artefatos que eram usados na senzala, documentos e instrumentos musicais que mostram a história dos personagens relacionados ao maracatu. Fica situado na Rua Rufino de Alencar.

Além de o que fazer em Fortaleza, saiba mais sobre a cidade:

Mercado Central

O mercado central possui quatro andares cheios de quiosques, com cerca de 600 stands que que vendem objetos de decoração e para casa, redes de praia, toalhas de renda, roupas de praia e uma grande quantidade de castanhas-de-caju. Fica localizado na Avenida Maestro Alberto Nepomuceno.

Arena Castelão

Arena Castelão

Este estádio foi reformado para a Copa do Mundo de 2014, e possui capacidade para 64 mil pessoas. Uma estrutura gigante com revestimento termoacústico translucido ajuda a manter o clima mais agradável no estádio, evitando que o calor intenso do Ceará seja sentido lá dentro. A estrutura do estádio possui 62 pilares de 42 metros cada para sustentar o estádio. A Arena Castelão foi o primeiro estádio a ser restaurado entre os estádio a Copa de 2014, além de ter sido o de menor custo, o que fez com que fosse uma referência nesse sentido. O estádio fica localizado na Avenida Alberto Craveiro.

Artesanato Cearense

Os trabalhos de renda de bilro e labirinto que foram trazidos pelos portugueses e possuem tradição árabe, podem ser vistos no Centro de Turismo. Além deles, há outros itens interessantes feitos em madeira, palha, argila e couro. As peças são vendidas no CEART, Mercado Central e na Feira Noturna de Fortaleza. O artesanato cearense é bem tradicional e os turistas sempre costumam levar algumas lembrancinhas para suas regiões de origem.

CEART

É comum encontrar lá artistas de todos os cantos do Ceará, que se reúnem neste centro para expor seus produtos de cerâmica colorida, palha e madeira. Fica situado na Avenida Santos Dumont.

Passeios em Fortaleza

A capital cearense é um destino turístico procurado tanto por brasileiros como estrangeiros com o objetivo de conhecer belas praias e aproveitar o clima quente do nordeste brasileiro. Com águas calmas e bastante sol, a cidade costuma proporcionar bons momentos aos seus visitantes. Há uma boa quantidade de passeios em Fortaleza, além dos pontos turísticos em Fortaleza que mostramos anteriormente.

Passeios pelas Praias de Fortaleza

Canoa Quebrada

Como o forte do Ceará são as inúmeras praias, uma boa dica é explorar bastante o litoral próximo a Fortaleza. Há passeios que vão para o litoral leste, visitando as falésias de Morro Branco, a Praia das Fontes e Canoa Quebrada. Esse é conhecido como o passeio das 3 praias. Há diversas agências de turismo que oferecem esse passeio, com saídas diárias.

Já no litoral oeste, um dos destaques a praia de Lagoinha, considerada uma das mais bonitas do litoral cearense. Outra opção no oeste é conhecer a praia de Cumbuco, que não fica muito distante de Fortaleza. Em Cumbuco há estrutura de barracas para quem gosta e também devem te oferecer alguns passeios de bugue pela região.

Viagem para Jericoacoara

Pedra Furada - Jericoacoara

Jericoacoara é um dos destinos mais famosos do litoral cearense. Para quem faz questão de conhecer o vilarejo e não tem muito tempo, uma opção interessante é fazer o bate-volta para Jericoacoara.  Isso mesmo, num único dia você irá percorrer os mais de 300 km de Fortaleza a Jericoacoara de ônibus ou van de turismo (caso opte por um passeio oferecido pelas agências de turismo por exemplo), saindo bem cedo pela manhã, conhecendo os principais pontos turísticos de Jericoacoara e depois do pôr do sol em Jericoacoara retornando a Fortaleza.

Passeio Cultural em Fortaleza

Para conhecer as atrações culturais o ideal é alugar um carro , pois mesmo que a maioria dos lugares estejam no centro, alguns museus ficam mais distantes, como no caso do Museu da Cachaça, a Casa de José Alencar e o Museu do Maracatu.

Mas é na região central de Fortaleza que fica o Theatro José de Alencar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Museu do Ceará.