São Petersburgo – O Guia Completo

São Petersburgo é uma cidade única, com muita história, mitos e arquitetura, que se misturam com vida urbana e natureza.

Ponte levadiça na fortaleza de Pedro e Paulo em São Petersburgo

A cidade já teve seu nome modificado 4 vezes, 2 deles foram: Petrogrado e Leningrado. Hoje em dia é chamada carinhosamente de “Peter” pelos moradores locais.

São Petersburgo possui o maior número de pontes da Europa e fica em segundo lugar quanto ao número de canais e ilhas. Com 48 canais e 800 pontes.

A cidade é conhecida como capital cultural da Rússia. São mais de 70 teatros, 200 museus, 50 cinemas e 1100 bibliotecas. Além do centro da cidade ser um grande museu ao ar livre e tombado pelo Patrimônio Mundial da UNESCO.

São Petersburgo, eleito em 2016, o melhor destino de viagem da Europa, segundo o World Travel Awards.

Você encontrará pontos de Wi Fi grátis na Avenida Nevsky (principal avenida de São Petersburgo) e no centro da cidade.

O metrô também possui sinalização em inglês. Alguns restaurantes disponibilizam cardápio em inglês. E no comercio você pode encontrar pessoas que falam inglês.

Conversão de Rublo russo para Real = Rublo 1.00 = R$ 0.06

SÃO PETERSBURGO TEMPO

Índice

Como Chegar em São Petersburgo

As opções para entrar em São Petersburgo são: avião, trem, ônibus e Navio ou Ferry.

Avião

O Aeroporto de Pulkovo (Аэропорт Пулково) fica a 20 km do centro de São Petersburgo.

Transporte Público

Você pode pegar um ônibus do aeroporto até a estação de metrô mais próxima a Moskovskaya e seguir viagem de metrô.

Os ônibus são: Micro-ônibus К39 (Pulkovo – metro Moskovskaya) ponto final na estação, 39e (Pulkovo – Ulitsa Gastello) e 39 (Pulkovo – Ulitsa Kostiushko).

Esses dois últimos não fazem ponto final no metrô de Moskovskaya, eles apenas passam pela estação. Então, é necessário prestar atenção, para não perder o ponto do metrô.

O preço da tarifa de ônibus pode variar de 28 a 40 rublos.

Para ir até o Aeroporto de Pulkovo você também pode pegar os mesmo ônibus.

Táxi

O táxis podem ser agendados previamente através de aplicativos, tendo assim a prévia de quanto será a corrida e já podendo pagar com cartão de crédito.

Você também pode utilizar os quiosques do aeroporto que têm o serviço de táxis credenciados. Você pode encontrar táxis que não possuem taxímetro, neste caso, o preço da corrida deve ser combinado antes com o motorista (muitos turistas não recomendam este tipo de serviço).

Os serviços de Uber e similares também estão disponíveis na cidade. É necessário baixar o aplicativo para usufruir do serviço (Uber, Yandex Taxi,Gett Taxi e City Mobil).

Trem

Você pode chegar facilmente de trem a São Petersburgo, saindo de algum país da Europa ou partindo de cidades da Rússia.

Para quem desce na estação férrea Moscow Railway Station as estações de metrô mais próximas são Mayakovskaya (Маяковская) linha 3 – verde e Vladimirskaya (Владимирская) linha 1 – vermelha.

Já para quem chega na estação férrea Finlyandskiy Railway Station (Санкт-Петербург-Финл) a estação de metrô fica ao lado e chama-se Ploshchad Lenina (Площадь Ленина) linha 1 – vermelha.

Você pode chegar a São Petersburgo de Navio, fazendo um cruzeiro ou de Ferry. Alguns dos países que fazem esse tipo de transporte são: Estônia, Suécia e Finlândia.

Noites Brancas em São Petersburgo

Esse fenômeno acontece em meados de junho. O sol se põe a baixo da linha do horizonte, fazendo com que o período da noite continue claro. São Petersburgo esta em um ponto geograficamente igual a latitude do Alasca e da Groenlândia, que também mantém a luz solar durante a noite.

O nome “Noites Brancas” veio do escritor russo Dostoievski, um de seus livros chama-se “Noites Brancas”.

Essa é uma das épocas mais procuradas pelos turistas, as hospedagem ficam esgotadas e mais caras. Lembre-se de reservar tudo com antecedência.

O Que Fazer em São Petersburgo

Museu Hermitage

Museu Hermitage

O Museu Hermitage é grandioso, luxuoso e possui inúmeras obras de artes. Esta entre os maiores museus de arte do mundo. O Hermitage é enorme e para apreciar todas as obras você precisará de um dia.

Antes de ser um museu ele foi residencia dos Czares russos. Por isso, você encontrará um acervo riquíssimo como:

  • Tesouros da coleção egípcia.
  • Móveis, tapeçarias, esculturas de madeira do Renascimento alemão.
  • Mosaicos florentinos.
  • Armaduras da Idade Média.
  • Moedas e vasos raros.
  • Relógio do pavão.
  • Desenhos e pinturas de Leonardo da Vinci, Rembrandt, Goya, Cezanne, Velázquez, Gainsborough, e Picasso.

Há mais de um milhão de itens no Museu Hermitage, que ocupam o Palácio de Inverno e os edifícios adjacentes do Palácio Embankment, além dos inúmeros quartos, corredores e outros aposentos.

Através do site do Hermitage você pode obter mais detalhes e fotos para planejar sua visita para não se perder no museu e saber exatamente o que prefere visitar, pois os ingressos são cobrados por partes diferentes do museu.

Preço do ingresso:

  • Varia de 300 a 700 rublos.
  • Entrada gratuita na primeira quinta de cada mês e no dia 7 de dezembro.

Dica: compre o ingresso pela internet, pois a fila para comprar no local é enorme, principalmente na alta temporada.

Horário de funcionamento:

  • Terça, quinta, sábado e domingo das 10:30 às 18:00.
  • Quarta e sexta das 10:30 às 21:00.
  • Fechado: segunda, 1 de janeiro e 9 de maio.

Catedral de Kazan – Catedral de Nossa Senhora de Cazã

Catedral de Kazan

É um templo ortodoxo localizado na avenida Nevsky Prospekt. A Catedral impressiona com as suas 96 colunas e uma grande cúpula. Sua arquitetura é muito semelhante a Basílica de São Pedro, em Roma.

A entrada é gratuita, porém existem algumas restrições em sinal de respeito. As mulheres devem entrar com um lenço na cabeça, sem batom, cobrir decotes e ombros de fora, shorts, saias curtas e mulheres com calça não são permitidos.

Fotografias são permitidas apenas em alguns locais, quando não estiver acontecendo celebração religiosa e sem flash. É necessário fazer silêncio, manter o celular no silencioso e não comer.

Café Singer

A antiga fábrica da máquina de costura Singer fica em frente a Catedral de Kazan. Hoje funciona um café e livraria muito frequentado pelos locais e turistas. Vale a pena conferir.

Catedral de São Isaac

Catedral de São Isaac

Com estilo predominantemente neoclássico, a Catedral de São Isaac, teve sua construção de 1818 a 1858. Ela abriga uma museu com mármores, mosaicos, itens em ouro e muito mais. Possui uma bela e visível cúpula de ouro, que também pode ser visitada- sendo 262 degraus para chegar até o topo.

Preço do ingresso:

  • Adulto: 250 rublos.
  • Criança: 150 rublos.
  • +150 rublos para subir até a cúpula.
  • +100 rublos para guias em áudio.

Horário de funcionamento:

  • Segunda, terça, quinta e domingo das 10:30 às 18:00.
  • Visitas à noite somente a partir de 1 de maio até 30 de setembro.

Catedral do Sangue Derramado / Igreja do Sangue Derramado

 Igreja do Sangue Derramado

Você pode encontrar essa Igreja com diversos nomes populares como: Igreja do Salvador do Sangue Derramado, Igreja da Ressurreição do Salvador sobre o Sangue Derramado, Catedral do Sangue Derramado e Igreja do Sangue Derramado.

Mas o nome de Registro é: Templo em memória da Ressurreição de Cristo no lugar de ferimento mortal do Imperador Alexandre II que na Glória de Deus está.

Esse pequeno nome e a Igreja são em homenagem ao Czar Alexandre II que sofreu um atentado em 1881 nesse local e morreu 4 horas depois. Então a Catedral foi construída.

A Igreja é linda e cheia de detalhes tanto por fora como por dentro. As cúpulas enormes chamam muita atenção, uma delas tem 64 metros de altura por ser a idade que Alexandre II foi assassinado e a maior tem 81 metros de altura.

Você encontrará dentro da Catedral do Sangue Derramado um incrível mosaico de 7 mil metros, todas as paredes e colunas possuem gravuras em mosaico, é impressionante.

O preço do ingresso varia de 50 a 250 rublos.

Horário de funcionamento:

  • Segunda, terça, quinta, sexta e sábado das 10:30 às 18:00.
  • 1 de maio a 30 de setembro também abre à noite das 18:00 às 22:30.
  • Fechado: quarta e domingo.

Feira do Souvenir

Em frente a Igreja do Sangue Derramado você irá encontrar uma um feira de Souvenir. As lembrancinhas mais procuradas são a Matrioska (boneca russa) e Ovos Fabergé (arte joalheira).

Fortaleza de Pedro e Paulo

Fortaleza de Pedro e Paulo

Em 1703 foram iniciadas a construção desta fortaleza para defender a região das tropas suecas no período da Grande Guerra do Norte. Surgindo assim a cidade de São Petersburgo.

Não é um forte como a maioria que possui ruínas e canhões. A Fortaleza de São Pedro e São Paulo está muito bem conservada e possui varias instalações para serem visitadas.

Há museu com história da cidade, Casa do Comandante – Prisão de Trubetskoy, Portão de Neva, Estátua de Pedro, o Grande e a Catedral de São Pedro e São Paulo (é possível subir até o topo da torre, que possui 122 metros de altura e diversos degraus até o topo).

Os ingressos são cobrados por atrações a parte e variam de 100 a 600 rublos. Mais informações sobre ingressos e horários.

Cabana de Pedro, o Grande (Peter I’s house)

Próximo a A Fortaleza de Pedro e Paulo você encontrará a Cabana de Pedro, o Grande. Foi a primeira construção em São Petersburgo, foi feita em apenas 3 dias para que o Czar, Pedro, o Grande morasse enquanto a cidade era construída.

É uma cabana de madeira bem simples, fora dos padrões de luxo dos Czares. Foi erguida no ano de 1703 e continua bem preservada até hoje.

No interior da cabana você encontrará um quarto, banheiro, sala de jantar e escritório, com mobília e objetos históricos. Aproveite também para conhecer o jardim onde esta localizada a cabana.

Preço do ingresso:

  • Adulto: 200 rublos.
  • Estudante: 100 rublos.

Horário de funcionamento:

  • Segunda, quarta, sexta, sábado e domingo das 10:00 às 18:00.
  • Quinta das 13:00 às 21:00.
  • Durante o inverno pode ter mudança de horário.
  • Fechado: terça.

Cruzador Aurora

Cruzador Aurora

Há 500 metro da Cabana de Pedro, o Grande, você encontrará o Cruzador Aurora, ancorado no Rio Neva e simbolo da União Soviética. Esse Navio participou da Guerra Russo-Japonesa (1904 -1905), a primeira Guerra Mundial (1914) e a Revolução Russa (1917) considerada a mais importante.

No dia 25 de outubro de 1917, o navio Aurora disparou um tiro de canhão, dando assim sinal para invasão ao Palácio de Inverno e inicio a Revolução Russa. Levando o poder do governo russo para as mão de Vladimir Lênin.

Hoje o Aurora é um museu e pode ser visitado. O preço do ingresso varia de 300 a 600 rublos.

Horário de funcionamento:

  • De quarta a domingo das 11:00 às 18:00.
  • A bilheteria fecha às 17:15.
  • Fechado: segunda e terça.

Museu da História Política Russa – Antiga Mansão Kschessinska

Mathilde Kschessinska foi a primeira bailarina russa do teatro Mariinsky. A mansão foi sua residência até 1917, depois ela exilou-se na França e sua casa virou escritório editorial do jornal do partido Pravda e sede do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores Social Democratas da Rússia (os bolcheviques).

A sacada da mansão foi palco de diversos discursos de Lênin. Hoje o local é o Museu da História Política Russas, sendo o escritório de Lênin uma das principais atrações.

Preço do ingresso:

  • Adulto: 250 rublos.
  • Menor de 18 anos: grátis.

Horário de funcionamento:

  • Segunda, terça, sábado e domingo das 10:00 às 18:00.
  • Quarta e sexta das 10:00 às 20:00.
  • Fechado: quinta e última segunda de cada mês.

Mesquita Sobornaya – Saint Petersburg Mosque

Esta entre as maiores Mesquitas da Europa, pode abrigar até 5 mil pessoas. No período Soviético ela era usada como armazém.

Essae ponto turistico também fica próximo a Fortaleza de Pedro e Paulo, a Cabana de Pedro, o Grande, Museu da História Política Russas e o Cruzador Aurora. Você pode visitar todos esses locais no mesmo dia.

Palácio de Peterhof

Palácio de Peterhof

Esse é um passeio que vale a pena! Além do Palácio você irá se deparar com os belos Jardins de Pedro, o Grande (superior e inferior) e as inúmeras fontes. É tudo muito grandioso e bonito.

Peterhof fica a 30 km do Hermitage, o ponto de saída dos transportes náuticos chamados Meteor (mais detalhes neste mesmo post – no item transporte).

A maioria dos turistas preferem ir para o Palácio de Meteor do que de ônibus, por ser mais rápido e para admirar o passeio pelo rio Neva. A viagem leva 40 minutos e o preço é 800 rublos por pessoa.

O Palácio de Peterhof é enome, você precisará de algumas horas para conhecê-lo ou até mesmo tirar um dia só para isso.

A atração é lotada de turistas, nem sempre você irá conseguir tirar uma foto sem pessoas desconhecidas no meio. A dica é chegar cedo para tentar pegar menos muvuca e conseguir aproveitar melhor o dia.

Para visitar os Jardins Superiores (Verhny Park) não é necessário comprar ingresso. Ele possui belas fontes, sendo a sua principal a do Fonte de Sansão, com jato d’água que podem chegar a 20 metros de altura.

Já para conhecer os Jardins Inferiores (Nizhny Park) você precisará adquirir o ingresso. Ele também possui inúmeras fontes, porém não existem bombas para fazer com que a água suba. Através da diferença de pressão do jardim superior para o inferior já faz com que as fontes jorrem água para cima.

A entrada para o Grande Palácio e os outros palácios também são pagas. O preço do ingresso é 600 rublos.

Horário de funcionamento:

  • Aberto de segunda a sexta.
  • Jardim superior das 9:00 às 19:00.
  • Palácio das 10:30 às 18:00.

Palácio de Catarina

Palácio de Catarina

Fica a 25 km de São Petersburgo, em Tsarskoye Selo. O belo local possui mais de 1.400 hectares, obras de arte e paisagens encantadoras. O Palácio de Catarina foi residência de verão dos czares russos.

O preço do ingresso é a partir de 400 rublos, conforme o local visitado.

Horário de funcionamento:

  • Palácio: de quarta a segunda das 10:00 às 17:00.
  • Parque: de segunda a domingo das 07:00 às 21:00.
  • Fechado: terça e última segunda de cada mês.

Nevsky Prospekt

É a principal avenida de São Petersburgo, com 4,9 km de extensão. Ela começa na Praça do Palácio e termina no Mosteiro de Alexander Nevsky. Você irá encontrar variedade de restaurantes, lojas, alguns pontos turísticos, além de muito movimento.

Mosteiro de Alexander Nevsky

O Mosteiro de Alexandre Nevsky foi construído por Pedro I da Rússia em 1710, em homenagem ao príncipe Alexandre Nevsky que 1240 derrotou os suecos. Os restos mortais de Alexandre Nevsky estão no Mosteiro, porém seu sarcófago de prata maciço esta no Museu Hermitage.

O complexo do mosteiro já chegou a ter 16 igrejas, porém apenas 5 resistiram até os dias de hoje. Foram a Catedral da Santíssima Trindade, Igreja de São Lázaro, Igreja da Anunciação, Igreja da Santa Mãe de Deus e Igreja de São Nicolau.

O local também possui um Cemitério chamado Tikhvin e Lazarev (Onde estão os os túmulos de vários pensadores e pessoas importantes para a Rússia). Essas construções estão entre as mais antigas de São Petersburgo.

Igreja Armênia de Santa Catarina – St. Catherine’s Armenian Church

Essa Igreja fica na famosa avenida Nevsky Prospect, foi uma das primeiras igrejas armênias no país Russo, construída por volta de 1770. Ela também é chamada de “Pérola Azul de Neviskiy Prospekt”.

Biblioteca Nacional Russa

Em uma travessa da avenida Nevsky Prospect, você encontrará a Biblioteca Nacional Russa. Ela está entre as mais antigas da Rússia e entre as maiores Bibliotecas do mundo. Com um numeroso acervo de documentos em línguas estrangeiras e russa.

Praça Ostrovsky – Ostrovsky Square

Praça Ostrovsky Square

“Ostrovsky Square in Petersburg Russia” – Foto de John Menard sob CC BY-SA 2.0

Essa bela praça arborizada fica no meio da agitada avenida Nevsky Prospect. É um ótimo lugar para descansar e fazer um piquenique.

Ela também faz a ligação da Biblioteca Nacional Russa com Palácio Anitchkov e conecta a Nevsky Prospekt ao Rio Fontanka, o Teatro Alexandrinsky, os Jardins de Catarina, Ploshchad Lomonosova e Ulitsa Zodchego Rossi.

Palácio Anitchkov

Foi um palácio imperial, hoje é uma renomada escola secundária, centro de oficinas e clubes para jovens e um pequeno museu. Você pode visitar o museu e ver como era a vida luxuosa da elite imperial russa.

Gostiny Dvor

Ao caminhar pela avenida Nevsky Prospect, você irá se deparar com um shopping enorme que toma o quarteirão todo da Nevsky Prospect.

Ele foi construído entre os anos de 1757 e 1785, porém foi reestruturado após ser danificado durante o cerco de 900 dias de Leningrado. Hoje há diversos tipos de lojas, principalmente de luxo e vários cafés.

Palácio Beloselsky-Belozersky

Palácio Beloselsky-Belozersky

“IMG_8493 St. Petersburg, Russia” – Foto de Ninara sob CC BY 2.0

Esse palácio em estilo barroco, era famoso por seus bailes luxuosos do século XIX realizados pela princesa Elena Pavlovna. Após a Revolução de Outubro, Beloselskiy-Belozerskiy tornou-se centro de Leningrado.

Hoje o edifício é Centro Cultural Municipal e apresenta concertos musicais. Ocasionalmente oferece visitas guiadas (3 ou 4 vezes por mês).

É necessário ficar atento ao site (em russo, porém o Chrome possui uma extensão que traduz as páginas para o idioma desejado) para saber os dia de visita ou para agenda-las.

O preço do ingresso é 200 rublos. O palácio não é acessível para cadeirantes.

Teatro Alexandrinsky

Teatro Alexandrinsky

“8388 – St Petersburg – Alexandrinsky Theater” – Foto de thisisbossi sob CC BY-SA 2.0

É um belo e grandioso teatro, construído em 1832, seu interior é magnífico, além de ser muito elogiado por ter uma excelente acústica. Era usado para apresentações de teatro, ópera e balé.

Após a inauguração do Teatro Mariinsky, o Teatro Alexandrinsky passou a apresentar apenas peças teatrais. Ele ficou marcado por estrear grandes obras do drama russo, como as peças de Alexander Griboedov, Alexander Ostrovsky e Anton Chekhov.

Ulitsa Zodchego Rossi – Rua Arquiteto Rossi

Essa rua era chamada de Teatralnaya Ulitsa (rua do teatro), ela vai do Teatro Alexandrinsky até Ploshchad Lomonosova, ao lado do rio Fontanka. Em 1923 seu nome foi trocado para rua Arquiteto Rossi em homenagem ao maior arquiteto de São Petersburgo Carlo Rossi.

Essa rua foi projetada por Rossi no final da década de 1820 e início de 1830. Ela é famosa por ser harmoniosa e respeitar a lei das proporções arquitetônicas clássicas – “a proporção áurea”.

Praça Lomonosov – Ploshchad Lomonosova

No final da rua Arquiteto Rossi, você encontrará a a Praça Lomonosov. Ela também foi projetada pelo arquiteto Carlo Rossi, sendo área semicircular rodeada por vários edifícios parecidos. Esses prédios já abrigaram o Ministério da Educação do Império Russo e o Ministério do Interior.

Teatro Mariinsky

Teatro Mariinsky

“Mariinsky Theatre” – Foto de el_ave sob CC BY 2.0

É o principal teatro de São Petersburgo, ele é tão importante quanto o Bolshoy é para Moscou e para toda a Rússia.

Há belíssimos e renomados espetáculos e os ingressos esgotam-se rapidamente. O Teatro Mariinsky impressiona com a sua arquitetura neoclássica, ele bonito por fora e encantador e cheio de detalhes por dentro.

Na margem oposta do Canal Kryukov, ao lado do Teatro Mariinsky foi construído o Mariinsky Concert Hall, um teatro novíssimo e com uma arquitetura bem moderna.

Estações do Metrô de São Petersburgo

Metro de São Petersburgo

“Metro in St Petersburg – Russia, Out2013” – Foto de Ana Paula Hirama sob CC BY-SA 2.0

Assim como em Moscou, as estações de metrô de São Petersburgo são pontos turísticos e uma atração a parte. São incríveis, luxuosas e exaltam a antiga União Soviética.

Há quem ache as estações de São Petersburgo mais bonitas que as de Moscou, mas ai vai de cada um. As duas valem a pena a visita.

Algumas das estações de São Petersburgo:

  • Mayakovskaya / Маяко́вская – Linha 3 (verde)
  • Mayakovskaya / Маяко́вская – Linha 3 (verde)
  • Admiralteyskaya / Адмиралте́йская – Linha 5 (roxa)
  • Zvenigorodskaya / Звенигородская – Linha 5 (roxa)
  • Mezhdunarodnaya / Международная – Linha 5 (roxa)
  • Pushkinskaya / Пушкинская – Linha 1 (vermelha)
  • Avtovo / А́втово – Linha 1 (vermelha)
  • Kirovsky Zavod / Ки́ровский заво́д – Linha 1 (vermelha)
  • Narvskaya / На́рвская – Linha 1 (vermelha)
  • Baltiyskaya / Балти́йская – Linha 1 (vermelha)
  • Tekhnologichesky Institut / Технологи́ческий институ́т – Linha 1 (vermelha)
  • Ploshchad Vosstaniya / Плóщадь Восстáния – Linha 1 (vermelha)

Alguns turistas dizem que a estação Avtovo / А́втово – Linha 1 (vermelha) é a mais bonita.

Estadio da Copa 2018 – Estádio Krestovsky em São Petersburgo – Arena Zenit

Estádio Krestovsky

Veja também:

Pontos Turísticos em São Petersburgo

Onde Ficar em São Petersburgo

Como você viu, a maioria dos pontos turísticos estão nos arredores da Avenida Nevsky Prospekt. Então o melhor lugar para se hospedar é próxima a Nevsky Prospekt.

Assim você terá a liberdade de fazer a maioria das coisas a pé em qualquer horário. A avenida também possui diversos restaurantes e cafés, então você não passa aperto para comer e não acaba perdendo tempo com descolamento.

Como a Avenida Nevsky Prospekt é grande, tente se hospedar na região próximo ao Palácio de Inverno e o Rio Moika, é onde fica o burburinho da cidade e a maioria dos pontos turísticos. Já a região do Mosteiro Alexandre Nevsky não há pontos turísticos além do Mosteiro.

Alguns hotéis cobram o café da manhã a parte e geralmente por um preço salgado. Quando for reservar a hospedagem preste atenção nesse detalhe e faça as contas se vale pagar o café da manhã do hotel ou ir em alguma cafeteria.

Outra opção de hospedagem é o Airbnb, nele você pode alugar uma casa inteira ou apenas parte dela. Na maioria das vezes não tem café, mas tem fogão, microondas, geladeira e etc. E você mesmo pode prepara suas refeição e economizar dinheiro.

Veja no mapa aqui do site os pontos turísticos e os locais citados acima.

Transporte em São Petersburgo

Metrô em São Petersburgo

As estações de metro de São Petersburgo funcionam em horários diferentes conforme a estação. Abre entre 05:30 e 07:00 e fecha entre meia-noite e 01:05.

No período em que as pontes se abrem (de 30 de abril a 15 de novembro) as estações Admiralteiskaya e Sportivnaya funcionam da 01:00 às 03:00 da manhã, sexta, sábado e alguns feriados.

O metrô de São Petersburgo possui 5 linhas, todas abrangem o centro, exceto os bairros Catedral Smolny e Mariinsky Opera.

Você irá encontrar bilhetes com viagem ilimitadas por até 90 minutos (preço de 70 rublos) e 24 horas a 7 dias (preço varia conforme o número de viagens, de 180 a 680 rublos). As estações são anunciadas em russo, porém as indicações e mapas do metrô estão em inglês e russo. Mapa do metrô e mais informações.

Ônibus, Trólebus e Bondes em São Petersburgo

As paradas de ônibus são sinalizadas com a letra “A” para ônibus e a letra “Ш” para trólebus, exibida no vidro e nas paradas. Os bonde estão marcados com a letra “T” nos cabos elétricos e nos pontos de paradas. Os pontos de ônibus e trólebus geralmente indicam rota a ser percorrida.

A passagem é paga em dinheiro diretamente ao motorista e o preço é 40 rublos. E com o cartão Podorozhnik o bilhete tem o preço de 31 rublos. O horário de funcionamento é das 05:30 até meia-noite.

Caso você queira dar um passeio para conhecer melhor a cidade, pegue o trólebus “1” – que sai do Petrogradskaya Side e atravessa todo o centro. Você também pode pegar o bonde “3a” – percorre a Sadovaya Ulitsa, atravessa Nevsky Prospekt, passando por alguns pontos turísticos, como os Jardins de Verão e Marte Field.

Você também encontrará circulando pela cidade os ônibus “comerciais”. Eles não possuem paradas determinadas, horários fixos, costumam ser mais caros (45 rublos a viagem) e só aceitam dinheiro. As rotas são exibidas na lateral do ônibus.

Bicicleta em São Petersburgo

Você facilmente pode alugar uma bicicleta em São Petersburgo. Existem 90 estações de aluguel de bicicletas espalhadas por toda cidade. Para usufruir desse serviço é necessário baixar o aplicativo ou se registrar no site da Velogorod Sankt Peterburg.

Você pode usar gratuitamente por até 30 minutos, se o passeio passar de 2 horas será cobrada uma taxa de 200 rublos. Por isso se você for usar a bicicleta por mais tempo compensar pagar a diária que sai mais em conta, por volta de 130 rublos o dia.

Meteor em São Petersburgo

Em torno do Rio Neva você poderá ver muitos Meteor. O Meteor é um hydrofoil que pode chegar até 70 km/h na água. Eles são muito populares entre os turistas e o principal trajeto feito por eles é de Hermitage até Peterhof.

Eles partem a cada 30 minutos na alta temporada e cada 1 hora na baixa temporada, não funciona quando o tempo esta ruim.

O passeio leva cerca de 40 minutos. O preço dos bilhetes podem variar de 400 a 2000 rublos por pessoa. O horário de funcionamento é das 10:00 às 19:00 (conforme o clima).

Abertura de Pontes em São Petersburgo

Durante a temporada de navegação (de abril a novembro) as pontes do Rio Neva são levantadas no período da noite, com exceção da ponte de cabos que possui uma altura muito acima do rio. Essas pontes são abertas para que os navios comerciais possam navegar.

Quando isso acontece algumas partes da cidades ficam isoladas temporariamente do continente. Como por exemplo, você não pode chegar ao centro estando na Ilha Vasilievsky entre 01:25 e 02:45, e também das 03:00 às 05:00.

As pontes Dvortsovy (Ponte do Palácio) e Blagoveshchensky são as primeiras a abrir. Às 2:50 da manhã elas são fechadas por apenas 20 minutos para aliviar o transito e em seguida são abertas novamente.

Apesar do transtorno que causa a alguns motoristas e pedestres, as pontes abertas são uma atração turística, que reúne muitos locais e turistas a noite no centro para apreciarem a vista e tirar fotos. Este site mostra os horários das pontes.

Compartilhamento de Carros em São Petersburgo

você pode alugar carros em São Petersburgo usando os aplicativos – YouDrive, Colesa e Delimobile A taxa média é 8 rublos por minuto.

Você também pode usar o aplicativo para verificar disponibilidade de carros e os locais mais próximos, como também gerenciar algumas funções do carro; travar portas e acender os faróis.

Acessibilidade em São Petersburgo

São Petersburgo vem se modernizando, porém a maioria do lugares ainda não é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. A grande parte dos pontos turísticos como igrejas e museus não possuem acesso para cadeiras de rodas, com exceção do Museu Russo e o Hermitage.

O transporte público também não é acessível. No metrô não há elevadores e os ônibus e bondes também não possuem acesso para cadeira de rodas.

Algumas paradas e estações são distantes, se você esta com a mobilidade de locomoção reduzida verifique as distâncias com antecedência para sempre conseguir fazer a melhor rota.

Centros de Informação Turística em São Petersburgo

Existem 11 centros de informações turísticas em São Petersburgo, localizados próximo aos principais pontos históricos. Eles oferecem informações gratuitas, mapas, e guias de cidades em diversos idiomas.

A equipe dos centros de informações poderá te ajudar com informações de rotas de turismo, transporte público, eventos da cidade, excursões, horário dos museus e muito mais.

No Mapa abaixo você pode encontrar a localização dos 11 centros de informações turísticas de São Petersburgo e os horários de funcionamento.

Novo Livro!

Livro Como Viajar Barato

Pesquisar Hotéis