Viagem Para Suíça

viagem-para-suica

 

Uma Viagem para Suíça pode não ser das mais baratas, mas o país é tão incrível que vale a pena o investimento. O país é o lar de lagos brilhantes, os famosos Alpes Suíços, cidades medievais muradas, inúmeros campos verdes, chocolates deliciosos e famosos, cervejas e pessoas amigáveis. Pontualidade e segura são pontos fortes do país. Você irá gostar de fazer uma Viagem para Suíça.

 

Informações Gerais

Capital: Berna
Moeda: Franco Suíço (CHF)
Idioma:  Alemão, Francês, Italiano e Romanche
Tipo de tomada:
Tipo C     tipo-C
Tipo J      tipo-J
Voltagem 230v – 50Hz

Conversão de Franco suíço para Real = CHF 1.00 = R$ 3.28   (valor atualizado diariamente)

 

O Que Fazer  na Suíça

o-que-fazer-na-suica

 

 Matterhorn

Matterhorn (em Italiano: Cervinoem /Francês: Mont Cervin) a famosa montanha Suíça oferece uma das melhores estações de esqui do mundo. Para chegar lá você terá que pegar um trem ou ônibus, carros não são permitidos na região. Além de ter a incrível sensação de esquiar nessa montanha, você também pode admirar a beleza e sentir o ar  livre poluentes. Se você não puder ir na temporada de esqui, aproveite as outras épocas do ano para ir caminhar na montanha. Não é fácil, mas a vista da paisagem recompensa qualquer cansaço.

Basler Fasnacht

Basler Fasnacht é o carnaval de rua que acontece na cidade de Basel (Basileia). Este festival dura três dias e acontece sempre próximo a quarta feira de cinzas. Começa na segunda feira às 4 horas da manhã e todas as luzes são apagadas, as pessoas saem as  ruas com lanternas. Além disso, você irá encontrar desfiles, pessoas fantasiadas, banda, pessoas jogando confete e comidas. O carnaval é muito esperado por turistas e habitantes locais.

Genebra

Genebra oferece vistas espetaculares do lago da cidade (Lago Léman -É o maior lago de água doce da Europa Ocidental – No verão o lago fica lotado), uma infinidade de museus, a maior fonte do mundo (Jet d’Eau), a ONU, um centro histórico da cidade (Vieille-Ville) e uma coleção de restaurantes internacionais para satisfazer qualquer paladar.

Berna

Berna a capital da Suíça tem um incrível centro histórico que faz parte do Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Você vai querer andar o dia todo no centro, isso demora apenas algumas horas.

Visite o Barengraben / Parque dos ursos (onde mora uma família de ursos),  Zytglogge – Torre do relógio (ponto turístico do centro da cidade), o encantador rio Aar (com 195 km de extensão),  parque Rosengarten,  Einsteinhaus (casa que Albert Einstein morou de 1903 à 1905) e o Museu Histórico de Berna/Museu do Einstein (Abriga objetos históricos Suíços e um parte do museu é dedicado ao cientista  Albert Einstein). O museu oferece entrada gratuita, porém com apenas 30 minutos de visita (entra ás 16h30 e sai as 17h quando o museu fecha).

Existem mais de 100 fontes em Berna, daí o apelido de “Cidade das Fontes”, 11 delas são da época medieval. E para quem aprecia cerveja há uma pequena fábrica de cervejas de frente para o rio Aar, onde você pode degusta-lás e ainda apreciar a vista.

Monte Pilatus

Próximo a cidade de Lucerna esse monte de 2.128 m de altura tem uma vista deslumbrante dos Alpes. Para subir ao monte você pode pegar um teleférico, caminhar pelas trilhas ou pegar o trem de cremalheira, o mais inclinado do mundo (só funciona de março à novembro. O trem sai a cada 1 hora). Independente de qual for sua escolha, você terá belas paisagens em todas as opções até chegar ao topo. Também há atrações como: arvorismo, tirolesa, esportes de inverno, parquinho para crianças, espaços para churrasco e tobogã. Você pode usar o Swiss Travel Pass para o transporte e desconto no ingresso.

Lucerna – Lucerne

Lucerna ou Lucerne é uma pequena cidade encantadora, rodeadas pelos Alpes, com arquitetura medieval e um belo rio. Ela fica em um ponto estratégico de fácil acesso para Zurique, Interlaken, Berna e das fronteiras da Itália e França. Você pode fazer um passeio para o Monte Pilatus (Alpes) e apreciar a vista panorâmica da cidade como também pode fazer um passeio de barco para admirar a beleza arquitetônica mais de perto.

Além disso, a cidade possui outros pontos turísticos como: Kapellbrücke (ponte com pinturas da história da cidade), Wassertum (torre de 34 m de altura, ao lado da Kapellbrücke),  Jesuitenkirche (Igreja jesuíta – estilo Barroco),  Spreuerbrücke (outra ponte de madeira- atravessando essa ponte fica o centro histórico),  Muralhas da cidade e junto estão as Torres Musegg,  Löwendenkmal (escultura de um leão), Igreja Hof  (estilo Renascentista), Museu Rosengart  (abriga obras de Picasso e Paul Klee) e o Museu Richard Wagner  (compositor).

Rhine Falls e Rheinfall-Felsen

São as Cataratas do Reno, estão na cidade de Schaffhausen. Há duas opções de visita, a gratuita com direito a um mirante e a paga que custa aproximadamente 5 CHF e dá direito para visitar todos os mirantes, um museu e um elevador com vista panorâmica. Na região você irá encontrar um castelo medieval – Castelo de Laufen – que também abriga um hostel com acomodações interessantes. Você pode chegar as Cataratas saindo de Zurique levando aproximadamente 1 hora de viagem. Mas também pode partir de algumas cidades da Alemanha;  Friburgo (+/- 1h30),  Rotenburg (+/-2h), Sttugart (+/-3h) e Munique (+/-4h).

St. Gallen

St Gallen (São Galo) é conhecida por seus bordados, é ótima para fazer uma viagem de bate e volta saindo de Zurique ou Lucerna, sendo fácil chegar lá de trem ou carro. A cidade também fica próxima as fronteiras da Alemanha, Liechtenstein e Áustria.

Há um centro histórico cheio de charme, uma famosa Abadia/Catedral de St Gallen estilo Barroco, a Biblioteca Stiftbibliothek – que tem suas origens no século VII e livros manuscritos.

Ao caminhar pelo bairro de Bleicheli você encontrará pelas ruas alguns ambientes públicos (Stadtlounge) e ao ar livre com  sala de estar e sala de negócios, possui sofás, mesas e carpetes tudo na cor vermelha. Fique a vontade para sentar e desfrutar do ambiente, não precisa pagar para usa-ló.

Você encontrará a Universidade de St. Gallen renomada nas áreas de Administração, negócios, finanças e comércio exterior. Museus para todos os gostos como: museu histórico, museu têxtil, museu de arte, museu natural, museu de bonecos, museu da música e museu de garrafas de cervejas. E inúmeros parques, o Wildpark Peter und Paul está entre os principais e ainda possui um zoológico. Experimente a famosa salsicha Bratwurst (feita com bacon, carne e leite).  No verão acontece o festival de música clássica ao ar livre chamado OpenAir St. Gallen.

Interlaken

A região de Interlaken é coberta por belos Alpes. A cidade em si não há muito o que fazer, a grande atração são os passeios pelas montanhas. A tarefa mais difícil desse passeio é escolher em qual(is) montanha(s) ir. Algumas delas são: Jungfrau (uma da principais e mais caras montanhas), First Grindelwald (também está entre as principais), Eiger, Mönch, Harder Kulm e Schilthorn. Além da cidade de Interlaken, você também pode começar o passeio para as montanhas nos vilarejos de Lauterbrunnen e Grindelwald.

Para quem gosta de aventura e tem vontade de saltar de parapente vá a montanha Harder Kulm, lá é o local dos saltos. Essa montanha fica aberta nos meses de Abril até Outubro.

Top of Europe é a estação de trem mais alta da Europa, fica em Jungfraujoch com 3.454 metros de altitude. Prepare-se para o ar rarefeito.

Você também pode aproveitar as montanhas para praticar esportes de inverno.

Visite as Aldeias Antigas

Graubünden (em alemão, Canton des Grisons em francês, Grischun  em romanche, Cantone dei Grigioni em italiano), você vai encontrar aldeias com casas que datam do século XIII. Nesta cidade eles também falam uma língua antiga chamada Romanche, que tem sido deixada de lado em outros lugares do país. Os moradores têm um grande orgulho em manter a tradição viva.

Riviera Suíça

A “Riviera Suíça” está localizada em Lavaux (Cantão de Vaud) e vai ao longo do Lago de Genebra. Você pode visitar os vinhedos, com vista para o lago, o castelo Château de Chillon, e a cidade de Montreux, que é famosa pelo seu festival de jazz anual.

Montreux

Com um pitoresco castelo (Castelo de Chillo) as margens do lago, esta área torna- se um destino romântico. O castelo e seu entorno são do século XI e inspirou os contos de Lord Byron  e Mary Shelley.  Freddie Mercury também tinha uma casa nessa cidade, e existe uma estátua em sua homenagem.

Appenzell

Esta pequena cidade ainda conserva suas antigas tradições, é super tranquila e rural. A cidade dá nome ao famoso queijo Appenzell. Você pode visitar uma fábrica de queijos. A aldeia é dividia em 2 partes; Appenzell Innerrhoden (cátolica) e Appenzell Ausserrhoden (protestante). É fácil chegar lá de trem partindo de Zurique.

Zurique – Zürich

Zurique é a maior cidade da Suíça, é agitada e tem vida noturna animada. Possui mais de 100 Galerias de Artes, mais de 50 Museus, uma infinidade de bares e restaurantes, Grifes Internacionais (Prada, Burbarry, Tiffani, Armani, entre outras que ficam na rua Bahnhofstrasse). A vista para os Alpes e o rio deixam a cidade com uma paisagem belíssima.

Alguns pontos turísticos:  Zoológico, Kunsthaus (galeria de arte), Museu Rietberg  (abriga obras de arte não-europeias), Bahnhofstrasse ( rua das grifes e do banco com 1 km de extensão) e o centro histórico.

 

Pontos Turísticos na Suíça

 

Quando Ir para Suíça

 

Julho, Agosto, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março Alta Temporada – Essa são as épocas mais caras e mais cheias. Julho e Agosto são os meses mais quentes com dias mais longos. De Dezembro a Fevereiro são os meses mais frios e com dias mais curtos. Nesses meses as estações de esqui ficam lotadas de turistas.

Abril, Junho e Setembro – O clima fica mais agradável (sem calor ou frio em excesso). Em Abril a neve vai saindo de cena e dando espaço para as flores. São ótimos meses para viajar.

Maio, Outubro e Novembro – Os preço com hospedagem ficam mais baixos, há menos turistas. Em Maio o clima é agradável com dias mais longos. A partir de Outubro as temperaturas começam a cair e os dias vão ficando mais curtos. Algumas hospedagens nas montanhas fecham.

 

Quanto Custa Viajar Para Suíça

 

quanto-custa-viajar-para-suica

 

Custo de Hospedagem na Suíça

Hostel com quarto compartilhado custa por volta de 30 CHF por noite, mas nas cidades mais famosas, eles podem custar 50 CHF a mais por noite. Quarto privado custa aproximadamente 80 à 120 CHF  por noite.  Os hotéis custam por volta de 90 à 120 CHF por noite para um quarto básico. Airbnb casa/apartamento compartilhado custa aproximadamente 30 CHF por noite. Já um casa/apartamento fica em torno de 60 CHF por noite.

Comida na Suíça

Comer na Suíça não é muito barato. Um café do Starbucks custa a partir de 8 CHF,  Mcdonald’s custa aproximadamente 15 CHF. Almoço em restaurante custa a partir de 20 CHF e o jantar sai por volta 40 CHF em um prato principal. Você pode encontrar pizza por aproximadamente 20 CHF.  As opções mais baratas são bares e cafés, que têm o custo aproximado por refeição de 5 à 15 CHF. Outra opção que irá te ajudar a economizar alguns Francos são as comida prontas/congeladas do mercado, elas custam por volta de 5 à 9 CHF o prato. Você também pode comprar os alimentos no mercado para preparar sua própria refeição em casa e gastar menos.

Algumas comidas típicas

  • Chocolate suíço
  • Queijo suíço
  • Raclette  –  Queijo aquecido e raspado no prato
  • Fondue
  • Luxemburgerli  –  Tipo Macarons
  • Rösti   –  Batatas achatadas
  • Bratwürst Mit Brot  –  Linguiça, as vezes servida com pão e mostarda
  • Rivella  –   Bebida não alcoólica, com sabor doce e ácido
  • Birchermüesli    –   Suco de limão, leite condensado, maçãs raladas, flocos de aveia, avelãs/amêndoas
  • Geschnetzeltes   –   Vitela com creme e Champions
  • Gipfeli    –   Croissant
  • Birchermüesli    –    Suco de limão, leite condensado, maçãs raladas, flocos de aveia, avelãs/amêndoas.

Custo do Transporte na Suíça

Ônibus dentro da cidade custa entre 2,50 – 5 CHF,  isso é, dependendo da duração e o número de zonas que você viajar. Trens entre cidades não são baratos. Por exemplo; uma viagem de Berna para Genebra (duas horas de trem) o custo aproximado é de 50 CHF. Espere pagar entre 28 – 55 CHF por uma viagem na segunda classe, nas viagens de trem entre as cidades. Você também pode usar o Uber, que está disponível nas cidades de Basileia, Genebra e Zurique.

Passeios na Suíça

A Maioria dos museus custam em média de 10 CHF o ingresso. Há descontos para estudantes, mas é preciso estar com a carteirinha estudantil. Passeios de aventura custam a partir de 70 CHF.  Parapente custa aproximadamente 160 CHF, e no inverno fica mais caro. Esqui e snowboard custam por volta de 27 – 75 CHF por dia (dependendo da montanha).

 

Como Economizar Dinheiro na Suíça

 

como-economizar-dinheiro-na-suica

 

Carteirinha de Estudante – Museus e outras atrações turísticas dão de 20% – 50% de desconto para quem tem carteirinha de estudante. É necessário apresentar uma carteirinha estudantil válida com um documento original.

Menus de Almoço   Refeições na hora do  almoço são mais baratas do que na hora da janta. Além disso, restaurantes étnicos como Chinês, Indiano e Tailandês têm ótimas ofertas para refeições na hora do almoço, a partir de 10 CHF.

Garrafa d’água Reutilizável  Uma garrafa de água na Suíça custa aproximadamente de 2 – 4 CHF. Para economizar você pode encher sua garrafa com água da torneira, na cidade de Basel (Basiléia), a água é limpa e segura para beber. Na região dos Alpes de Interlaken, você também encontrará água potável diretos dos Alpes.

Swiss Travel Pass – É o cartão de descontos e bilhete de transporte da Suíça. Com ele você pode usar trem, ônibus, tram, barco e alguns teleféricos em toda a Suíça sem pagar a mais por isso. Além disso, ele dá descontos e gratuidades em museus. Crianças até 6 anos não pagam. E dos 6 aos 16 anos a viagem é grátis se estiverem acompanhados dos pais que possuem o Swiss Travel Pass. O cartão pode ser comprado para 3, 4, 8 ou 15 dias (podendo ser consecutivos ou não). Se você escolher o passe de dias não consecutivos, poderá usa-ló o dia que quiser em até um mês. Você também pode comprar para a 1º ou 2º classe. Não há necessidade de reservar assento no transporte, exceto para os trens panorâmicos (alguns podem cobrar a reserva de assentos).

Esse passe vale a pena? Depende, para quem vai passar poucos dias e não irá usar muito o transporte público ou pretende alugar um carro, não subirá aos Alpes e não for em atrações turísticas, o cartão não compensa. Mas se em seu roteiro você for usar bastante o transporte público, pretende subir aos Alpes e ir em vários museus e tem filhos até 16 anos que vão a viagem, o passe compensa. O importante é fazer as contas de quanto irá gastar com o transporte e atrações, pois o Swiss Travel Pass, o bilhete de transporte comum e ingresso para atrações turísticas não são baratos.

 

Palavras em Alemão

Oi!                                           Hallo!
Boa dia!                         Guten Morgen!
Tchau!                                Tschüss!
Até logo!                     Auf Wiedersehen!
Sim                                             Ja
Não                                            Nein
Obrigado!                               Danke!
Por favor!                                Bitte!
Saúde!                                      Prost!
Desculpe                         Entschuldigung
Banheiro                              Toilette
Quanto custa?                  Was kostet?
A conta, por favor!          Zahlen bitte!
Entrada                                Eingang
Saída                                     Ausgang

 

Palavras em Francês

Salut       =   Oi
Bonjour   =  Bom dia
Bonsoir    =  Boa noite
Au revoir  =  Até logo
Oui        =     Sim
Non        =     Não
Merci      =    Obrigado
A ta santé / A votre santé   =  Saúde

 

Palavras em Romanche

Bun di                                                                           Bom dia
Allegra                                                                           Olá
Co vai?                                                                           Como vai?
Fittg bain, grazia                                                          Muito bem obrigado
Fa plaschair                                                                   Prazer em conhecê-lo(a)
Buna saira                                                                      Boa tarde/noite
A revair                                                                           Adeus, tchau
Chau                                                                                 Tchau, até logo
A pli tard                                                                          Até mais
Gea                                                                                   Sim
Na –                                                                                   Não
Per plaschair                                                                   Por favor
Grazía                                                                               Obrigado
Grazía fitg                                                                        Muito obrigado
Anzi                                                                                   De nada
Perstgisai                                                                          Perdão
Perdunai                                                                           Com licença
I ma displascha                                                               Desculpe-me
Discurras ti englais?                                                         Você fala inglês??
Nua?                                                                                     Onde?
Co?                                                                                        Como?
Cura?                                                                                    Quando?
Tge?                                                                                       O que?
Pertge?                                                                                  Por que?
Tgi?                                                                                       Quem?
Nua è?                                                                                   Onde é?
Nua poss jau chattar?                                                        Onde eu posso encontrar?
Quant custa?                                                                        Quanto custa?
Cura avra?                                                                             Quando abre?
Cura serra?                                                                            Quando fecha?
Co ha quai num per rumantsch?                                       Como se diz isso em romanche?
Tge vul quai dir?                                                                   O que isso significa?

 

Essa foram as dicas de Viagem para Suíça.