O Que Fazer em Brasília

Ultimamente Brasília tem atraído alguns visitantes que não vêm a capital brasileira atrás somente a negócios. A cidade está amadurecendo, ganhando um novo museu aqui, uma ponte legal lá e restaurantes de primeira linha por toda parte.

Brasília também é mais segura e tranquila do que o Rio de Janeiro ou São Paulo. Além disso, há uma boa infraestrutura, belas paisagens naturais e um pôr-do-sol inspirador. Você verá a seguir o que fazer em Brasília.

Pontos Turísticos de Brasília

A cidade possui como atrativos tanto prédios e monumentos históricos relacionados ao governo e a própria fundação da cidade de Brasilia, como também parques, o gigantesco lago da cidade e também algumas belas paisagens naturais.

Praça dos Três Poderes

Composta por representantes do Poder Executivo Federal, Legislativo e Judiciário, a Praça dos Três Poderes foi projetada por Oscar Niemeyer e Lucio Costa. Lá estão localizados o Palácio do Itamaraty, o Palácio do Planalto, o Palácio da Justiça, o Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional, o Panteão da Liberdade e da Democracia e o Espaço Lúcio Costa. Também abriga algumas obras e esculturas.

Congresso Nacional

o que fazer em Brasília

CC BY by Senado Federal

O prédio do Congresso Nacional foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e consiste de uma estrutura plana com dois prédios altos, onde estão localizados os escritórios dos parlamentares. Além dos parlamentares, o Congresso Nacional abriga também o Senado Federal. Os visitantes têm a possibilidade de visitar o interior do Congresso Nacional. A entrada é gratuita.

Supremo Tribunal Federal

O Supremo Tribunal Federal de Brasília está localizado próximo ao Congresso Nacional e é o mais alto tribunal de justiça do Brasil para questões constitucionais. Foi fundado durante a era colonial e, portanto, tem uma história bem longa, que os visitantes podem aprender numa visita guiada.

Palácio do Planalto

Inaugurado em 21/04/1960, abriga a sede do Executivo, o local de trabalho do Presidente da  República. Nas salas do primeiro andar alguns salões como o para receber autoridades bem como o salão de banquetes, no segundo andar fica o gabinete do Presidente da República, e no terceiro os gabinetes civis e militares. O acesso é realizado pela famosa rampa.

Apresenta a troca de guarda a cada duas horas e toda sexta-feira às 17h30, ocorre a cerimônia de hasteamento da bandeira. É algo interessante de ver se você busca o que fazer em Brasília.

Palácio da Justiça

O Palácio da Justiça é a sede do Ministério da Justiça e oferece visitas guiadas ao seu interior. As visitas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 15 às 17 horas. Está localizado na Praça dos Três Poderes, no final da Esplanada dos Ministérios.

Palácio do Itamaraty

O Palácio Itamaraty e seus anexos foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sendo inaugurado em 21 de abril de 1970. Durante os primeiros anos da cidade de Brasília abrigou a sede do Ministério das Relações Exteriores. Hoje em dia, três prédios compreendem a sede do Ministério: o Palácio, o Anexo I e o Anexo II, popularmente conhecido como “Bolo de Casamento”. O Palácio do Itamaraty possui o maior salão sem pilares do mundo, com área de 2.800 m².

Palácio dos Arcos foi o primeiro nome dado ao edifício devido aos arcos da fachada. No interior, apresenta painéis de artistas como Athos Bulcão, Rubem Valentim, Sérgio Camargo, Maria Martins e Alfredo Volpi. O paisagismo interno e externo foi feito por Roberto Burle Marx.

Catedral Metropolitana de Brasília

A Catedral de Brasília, chamada de Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, é uma igreja católica romana projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em maio de 1970 . Vale a pena visitá-la, por sua beleza e também pela acústica de seu interior, que permite que mesmo conversas em baixo volume sejam ouvida de uma ponta a outra da Catedral de Brasília.

CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural O Banco do Brasil é uma rede de centros culturais, localizados em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Brasília. A construção do centro cultural de Brasília foi projetada, como o Congresso Nacional, por Oscar Niemeyer. O CCBB oferece salas para exibições de filmes, apresentações de teatro, concertos e exposições.

Teatro Nacional Cláudio Santoro

Como a maioria dos edifícios de Brasília, o Teatro Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer no estilo arquitetônico moderno e foi concluído em 1966. O Teatro Nacional Cláudio Santoro recebeu o nome do importante maestro, compositor e violinista brasileiro de mesmo nome. O complexo tem três salas de teatro que acomodam cerca de 1.800 pessoas e exibem peças teatrais, concertos e convenções.

Memorial Juscelino Kubitschek

O Memorial Juscelino Kubitschek, ou apenas Memorial JK , está localizado próximo ao parque da cidade de Brasília e é dedicado ao fundador e primeiro presidente da capital do Brasil, Juscelino Kubitschek. Uma estátua de 4,5 metros do presidente fica em uma plataforma de concreto no parque, assim como os restos mortais de Kubitschek e as várias honras e medalhas que ele recebeu durante sua vida.

Santuário Dom Bosco

Essa igreja é definitivamente um dos destaques de Brasília. Não possui tanta beleza exterior, mas impressiona no primeiro passo dado lá dentro. Em forma de quadrado, com longas janelas de ambos os lados, feitas de diferentes tijolos de vidro azul Murano apresentando um céu estrelado. Esta igreja é dedicada ao padroeiro da cidade, Dom Giovanni Melchiorre Bosco, e abriu suas portas em 1963. O Santuário Dom Bosco foi construído usando o projeto de Carlos Alberto Naves, um arquiteto brasileiro.

Lago Paranoá

O lago Paranoá é um lago artificial que foi planejado no final do século XIX, mas só foi posto em prática nos anos 50 durante a administração do então presidente Juscelino Kubitschek. Tem uma profundidade máxima de 30 metros e é ótimo para relaxar em sua orla, praticar esportes aquáticos e apreciar o belo pôr do sol à noite.

Parque Nacional de Brasília

O Parque Nacional de Brasília está localizado fora do centro da cidade e possui muitas espécies de animais diferentes, além de piscinas naturais para natação. É um parque muito bacana para toda família se você busca o que fazer em Brasília, e é popular entre os moradores e turistas.

Palácio da Alvorada

Localizado nas margens do Lago Paranoá, o Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente. Foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer inaugurado em 30 de junho de 1958. Também foi o primeiro prédio de alvenaria em Brasília. Em frente ao Palácio há duas esculturas: “As Laras” de Ceschiatti, e “Ritmos do Rio” de Maria Martinez. Ao lado, uma capela com fachada de Athos Bulcão.

Palácio do Buriti

Projetado pelo arquiteto Mauro Jorge Esteves, o Palácio do Buriti é a sede da Administração do governo do Distrito Federal. Logo em frente ao prédio fica uma réplica do Lobo Romano, que foi oferecido pela cidade de Roma para Brasília como presente em 21 de abril, mesmo dia da inauguração da cidade.

Dentro do Palácio do Buriti, há uma área dedicada ao público, onde há um busto de Ernesto Che Guevara e o Muro “Sonhos, Realidade e Esperança” de Ruben Zevallos, que é dividido em 42 módulos de madeira pintados em óleo e acrílico. Este mural conta a história da capital desde o sonho profético de Dom Bosco até a sua construçã

Ponte JK

A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK de Brasília, liga o Lago Sul e São Sebastião à parte central do Plano Piloto, atravessando o Lago Paranoá. Foi inaugurada em dezembro de 2002, e possui comprimento total de 1.200 metros, 24 metros de largura, com três pistas em cada sentido, além de duas calçadas laterais para uso de pedestres e ciclistas com 5 metros de largura. e comprimento entre vãos de 720 metros.

A estrutura da ponte precisa ainda suportar quatro pilares submersos no Lago Paranoá e três vãos de 240 metros cada são suportados pelos 3 arcos assimétricos da ponte. Sua beleza arquitetônica resultou em um projeto estrutural de alta qualidade, mas o custo de construção da Ponte JK acabou sendo quatro vezes maior que o orçamento inicial.

Torre de Televisão de Brasília

Um projeto de Lúcio Costa, com 224 metros de altura, é considerado uma visita obrigatória para os turistas numa viagem para Brasília. Lá de cima, os visitantes podem ver o Plano Piloto, de uma plataforma a 75 metros do solo, com capacidade para 150 pessoas.

No final da tarde, muitos visitantes sobem a Torre de Televisão de Brasília para ver o belo pôr do sol da cidade. Ao redor da Torre, os visitantes encontram a maior e mais tradicional feira de artesanato de Brasília. A Torre de TV está localizada no Eixo Monumental.

Pontão do Lago Sul

Para quem vive ou visita Brasília, o Pontão do Lago Sul é um ótimo local na cidade. As paisagens do lugar são dignas de cartão postal, e conta com gastronomia variada, atividades culturais e esportivas, amplo estacionamento e inúmeros serviços, além de seu clima e pôr do sol quase praiano.

Um centro de entretenimento completo cercado por vegetação e segurança ajudou a torná-lo uma das atrações turísticas mais visitadas em Brasília e integrá-lo ao cotidiano dos moradores da cidade. Em dúvida sobre o que fazer em Brasília e ainda não conhece o Pontão? Dá uma passada por lá que não irá se arrepender.

Inaugurado em março de 2002, o Pontão do Lago Sul faz parte da Margem Sul e foi construído para desenvolver o centro de turismo, entretenimento, negócios, cultura e gastronomia em Brasília. Situado em uma área de 134 metros quadrados com 1200 metros de terra, oferece 1.500 vagas de estacionamento em total conforto e segurança.

E agora, já sabe o que fazer em Brasília?