Praias de Salvador

Compartilhe:

A Bahia é um estado privilegiado em termos de praias. O extenso litoral baiano é realmente privilegiado nesse quesito. Mas nesse artigo especificamente trataremos das praias de Salvador.

Salvador – Praias

Embora a maioria das praias de Salvador não seja adequada para banho devido à poluição, presença de barcos e mar agitado, ainda vale a pena visitar as praias da cidade pelo menos para conhecer os marcos históricos, como alguns faróis presentes nas praias, pelo visual de algumas delas e para aproveitar os restaurantes e barracas próximas à orla. Algumas das praias de Salvador também possuem calçadões bem extensos para caminhadas e corridas a baira mar.

Praia da Amaralina e Praia da Pituba

As duas praias estão localizadas no bairro de Pituba, em Salvador, a cerca de 10 km do centro da capital da Bahia. As ondas grandes e perigosas, juntamente com a poluição, as tornam impróprias para banho. Estão localizadas numa área muito povoada, com muitos bares e restaurantes próximos às praias. As praias de Amaralina e Pituba são populares entre corredores e pessoas caminhando na areia, apreciando a paisagem.

Praia da Armação

Essa praia de Salvador, localizada no bairro da Armação, possui ondas fortes, atraindo muitos surfistas. A praia tem ondas grandes e é usada quase exclusivamente para pesca e surfe.Você frequentemente verá pessoas pescando na praia, ou surfistas se divertindo nas ondas fortes, mas raramente verá alguém nadando, até pelo fato de ser perigoso pela questão das ondas.

O calçadão que faz fronteira com a praia é um dos favoritos para os ambulantes e bicicletas. Enquanto isso, a faixa de areia é bastante usada para a prática de vôlei e futebol de areia.

Praia da Boca do Rio

Essa praia possui águas turvas e não é indicada para tomar banho de mar. Esse trecho de praia também é conhecido como Praia dos Artistas e é bastante movimentado e cheio de quiosques. O nome secundário é dado à praia, pois muitas vezes há muitos artistas, músicos e outras pessoas relacionadas à arte na praia.

Praia do Corsário

Esta é uma das praias mais populares em Salvador para os surfistas que se encontram regularmente aqui. A praia do Corsário é uma entrada para o oceano e tem ondas fortes, o que a torna excelente para os surfistas. A praia possui uma larga faixa de areia, o que permite a prática de esportes como futebol e vôlei de areia. Durante a maré baixa, as ondas são muito menores, permitindo que as pessoas se banhem e desfrutem das águas.

Enquanto a praia é mais popular entre os surfistas, há uma enorme mistura de pessoas que vêm aqui, porque a praia tem muito a oferecer, além de ótimas ondas para surfar. À noite, a Praia do Corsário torna-se palco de muitos shows e bares que oferecem muita diversão na área. A Praia do Corsário está localizada entre os bairros de Pituaçu e Boca do Rio, em Salvador, e está conectada com a Praia de Itapuã. O acesso é feito por estradas na BA-90.

Praia do Farol da Barra

praias de Salvador
CC BY-NC by Vinícius Muniz

É na Praia do Farol da Barra que fica o Forte de Santo Antônio, onde o navegador Amerigo Vespuccio chegou em 1501 e fincou a bandeira portuguesa. Atualmente é um dos cartões postais da cidade de Salvador e um dos destinos turísticos mais famosos. A Praia do Farol da Barra é frequentada por moradores locais e turistas, que aproveitam as piscinas naturais que são formadas na região durante a maré baixa.

Esta área também é um dos trechos mais movimentados durante o Carnaval em Salvador, então se você estiver por perto durante o Carnaval, é provável que você acabe nesta praia sem nem mesmo saber.

No Farol da Barra têm início a Baía de Todos os Santos, que é o local mais recomendado para desfrutar o pôr do sol em Salvador. Ao contrário da praia do Porto da Barra, a área em frente ao farol tem fortes ondas e correntes que são excelentes para os surfistas. Ao longo de todo o trecho estão dezenas de bares, restaurantes, hotéis e várias outras atrações turísticas.

Veja também:  O que Fazer em Recife

O mar tem muitos segredos escondidos ao longo desta parte da costa de Salvador. Dezenas de naufrágios estão escondidos nessas águas, tornando-se um paraíso para os mergulhadores. A 5 km desta famosa praia de Salvador, há um naufrágio do navio grego Cavo Artemide, em profundidade mínima de 9 metros e máxima de 30 metros. Já o navio Cabo Frio afundou 80 anos atrás próximo à região também. Ao longo desses trechos também há recifes de corais. É realmente um ótimo lugar para mergulhar.

Praia do Flamengo

É uma praia com extensa faixa de areia e é delimitada por dunas e coqueiros. A praia do Flamengo é uma das mais belas praias de Salvador. O trecho conhecido como Aleluia é o ponto de encontro para os casais. A praia do Flamengo está localizada no norte de Salvador, a 26 Km do centro, na fronteira com o município de Lauro de Freitas. O mar é verde na maré alta por causa das ondas grandes, e a praia é muito popular entre os surfistas nos finais de semana. Há uma certa infraestrutura nessa praia de Salvador, com barracas, lojinhas e até mesmo espaço infantil.

Praia da Gamboa

Nas margens da pequena enseada da Praia da Gamboa o local é muito popular entre os mergulhadores e moradores locais. As águas são calmas em sua totalidade, com apenas uma pequena faixa estreita de areia e sem infraestrutura turística, o que limita o número de visitantes à área. Possui uma bela vista panorâmica da cidade de Salvador e da Baía de Todos os Santos, especialmente do Solar do Unhão, que foi construído no século XVII. O prédio atualmente abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia, com uma coleção de exposições de arte contemporânea e artistas nacionais e internacionalmente reconhecidos. Também opera um restaurante no Solar do Unhão, com apresentações diárias de danças típicas, incluindo capoeira, maculelê e danças circulares.

Praia de Itapuã

Praia mais famosa de Salvador, a praia de Itapuã é também muito usada em cartões postais da capital da Bahia. Além do farol, há águas verdes, rochas, palmeiras, piscinas naturais e areia branca. Barracas que servem lanches, bebidas geladas e frutas da região estão disponíveis.

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar dessa praia, há uma boa chance de você ter ouvido as letras de Vinicius de Moraes e Toquinho que têm uma música famosa sobre o amor nesta praia, a beleza e a tranquilidade desta praia de Salvador.

Historicamente, o nome Itapuã vem dos índios Tupi e significa roncar pedra, e essa rocha produz ruídos durante a maré baixa. A área foi estabelecida e uma pequena aldeia foi formada principalmente para a caça às baleias. Na área há uma lagoa apropriadamente chamada Itapuã, que é um lugar famoso para deixar ofertas para Oshun.

Praia de Jaguaribe

Esta praia urbana de Salvador tem mar calmo e um bom conjunto de quiosques que fornecem comida, bebidas e cerveja. A praia de Jaguaribe possui areia branca e águas calmas, e uma passarela de coqueiros, sendo considerada uma das três melhores praias de Salvador. Os turistas são atraídos em massa para a região, e os hotéis próximos garantem que haja sempre muitos turistas na praia.

Nessa praia de Salvador é possível aproveitar os quiosques, barracas, futebol de praia, squash, surf e vôlei. Há até alguns campeonatos de surfe realizados aqui com equipes profissionais da Bahia competindo. Jaguaribe possui três trechos distintos de praia: Jaguares, SESC e Terceira Ponte.

Praia Jardim de Alá

A água morna do mar tem fortes ondas e correntes. A praia Jardim de Alá fica a aproximadamente 12 km do centro da cidade, mas ainda é considerada uma praia urbana. Com uma beleza peculiar, essa praia possui coqueiros que foram incorporados à paisagem da cidade desde o início da urbanização na região. O Jardin de Alá tem uma excelente vista da costa de Salvador. Tem um enorme gramado em frente com barracas que servem cerveja e iguarias na areia, e devido à beleza, proximidade e comodidades, é uma praia de Salvador muito concorrida, sendo admirada por todos.

Praia Monte Serrat

Na praia de Monte Serrat você pode desfrutar de um belo pôr do sol emoldurado pelas águas azuis e algumas das 36 ilhas da Baía de Todos os Santos. A Ponta de Monte Serrat é hoje conhecida como Ponta de Humaitá. Este lugar possui um farol e um pequeno complexo religioso Humaitá formado pela Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora do Monte Serrat, uma notável coleção colonial do século XVII. Na colina ergue-se o Forte de Nossa Senhora do Monte Serrat, construído no século XVII e tomado em duas ocasiões – em 1624 e 1638 – pelos soldados da Companhia das Índias Orientais, que atacaram a capital e principal porto exportador de açúcar colonial brasileiro período. O forte abriga o Museu de Armas.

Veja também:  Viagem Para Aracaju

Sem areia, a praia geralmente não recebe banhistas. A Forte de Monte Serrat tem vista panorâmica da Baía de Todos os Santos, da ponta de Humaitá. A cidade baixa, o Farol da Barra e a maioria das ilhas da baía podem ser vistas de lá. A localização é tão estratégica que foi escolhida, mesmo no século XVI, para construir uma fortaleza. O Forte de Nossa Senhora do Monte Serrat, um dos edifícios mais representativos da arquitetura militar do Brasil colonial, vale a pena ser visitado.

Praia de Ondina

Esta pequena mas famosa praia tem ondas fortes e fragmentos de recifes que formam piscinas naturais durante a maré baixa. Ondina é uma das praias mais frequentadas de Salvador, a apenas 7 km da cidade e dividida em três trechos, a Praia da Ondina é o local ideal para quem procura piscinas naturais para banho, e boas ondas para o surf. Ondina oferece uma infraestrutura turística primitiva, em parte porque é ali que muitos dos hotéis de Salvador estão. Ao longo da borda da praia você encontrará campos de esportes e coqueirais.

A popularidade das praias garante que as pessoas estejam sempre em movimento aqui, e que há sempre bastante movimento. Até mesmo o governador sabe para onde ir durante o verão, já que o Palácio de Ondina está aqui. Para assistir ao pôr do sol, tente ir até a seção conhecida como Morro do Cristo.

Praia de Patamares

Jovens com pele bronzeada gostam de surfar aqui nas ondas fortes que atingem a praia. & nbsp; Além do surfe, a Praia de Patamares possui uma boa seleção de tendas, quiosques e restaurantes. & Nbsp; Um dos mais famosos de Salvador é o Restaurante do Dada, que está quase situado no mar, vale a pena esperar por uma mesa.

Praia de Piatã

Muito procurada por turistas e moradores, a Praia do Piatã possui águas calmas, coqueiros, areia amarela e muitas barracas e quiosques que vendem lanches, bebidas geladas e cerveja na praia. A praia é aberta, longa e reta com areia amarela e coqueiros muito grandes. Ao contrário de algumas das outras praias da região, esta praia permanece calma e é muito mais frequentada por famílias com crianças. As crianças adoram nadar em águas mais calmas e os pais tendem a se preocupar menos com a segurança de seus filhos.

Na maré baixa, há muitos esportes de areia jogados aqui, incluindo vôlei e futebol. Também na área, como muitas praias ao longo da costa nordeste, existe a presença de grandes dunas. O cenário por aqui faz com que pareça um pequeno oásis. Além disso, ao longo de toda a extensão da praia há um calçadão para caminhar ou andar de bicicleta. Esta praia é um ótimo lugar para passar o dia.

Praia de Pituaçu

Localizada no bairro de Pituaçu, esta praia de Salvador é protegida por recifes, que garantem que apenas pequenas ondas percorram a área. A 17 km do centro da cidade, a praia de Pituaçu ostenta belos coqueiros e pequenas dunas. Também conhecida como Praia dos Artistas, foi o ponto de encontro de muitos artistas, boêmios, músicos, poetas e intelectuais no final dos anos 70. Foi também a primeira praia de topless da Bahia, que trouxe fama e atraiu pessoas de várias partes do mundo para esse clima de abertura e vida selvagem local.

Praia de Placaford

Localizado no bairro de Piatã, encontramos a Praia de Placaford, entre a praia de Itapuã e o centro da cidade, que fica a cerca de 20 km de distância. O nome da praia de Placaford surgiu por causa do cartão promocional da empresa de automóveis Ford, que ficava em frente à praia durante os anos 60.

Ondas calmas e águas mornas marcam essa praia, e piscinas naturais se formam nas marés baixas devido à proximidade de recifes. As piscinas naturais são consideradas ideais para nadar e oferecem grande proteção para as crianças que desejam brincar na água. Há uma pequena faixa de areia cheia de quiosques que vendem bebidas e alimentos, dunas altas e coqueiros.

Praia do Porto da Barra

A praia tem barracas simples, água limpa e mar calmo, adequado para banhos, o que a torna uma das praias mais procuradas de Salvador nos finais de semana. Durante a semana é muito mais tranquila. Uma atração interessante é a iluminação noturna, que garante uma área ativa mesmo depois que o sol se põe. O Porto da Barra é o ponto mais distante no oceano em torno de Salvador, e é também o local onde o Oceano Atlântico se encontra com a Baía de Todos os Santos. A praia aqui também é muito bem adaptada para muitos esportes aquáticos, como windsurf.

Veja também:  Praias de Natal

A importância histórica desta praia é bem conhecida e existem muitos monumentos como a fortaleza de Santa Maria e Saão Diego, e a igreja de Nossa Senhora da Graça e Nossa Senhora da Vitória.

Às sextas-feiras e sábados, vale a pena visitar as Delícias do Porto da Barra, a mais interessante feira de artesanato e gastronomia da cidade.

Além das praias de Salvador, veja outras opções na cidade:

Praia da Ribeira

Considerada uma das praias mais charmosas de Salvador, a Praia da Ribeira possui uma baía muito calma, onde a água é quase toda espelhada e é utilizada para treinamentos e competições para esportes aquáticos como remo, vela e canoagem onde a água calma uma necessidade para as competições. Anteriormente, as águas calmas da enseada tinham sido usadas para aterrissar aviões, e hoje a antiga estação que recebeu os aviões foi transformada em um restaurante à beira-mar. Toda a área está repleta de entretenimento noturno, bares e restaurantes que servem cozinha local.

A área é também o lar de muitos barcos de pesca, e não é raro ver centenas de barcos de pesca no porto, como este era originalmente uma vila de pescadores e ainda tem laços com a indústria da pesca. A área finalmente se tornou uma região recreativa de verão no início do século XX.

Praia do Rio Vermelho

Esta área é conhecida por sua vida noturna e festas de Salvador, com muitos bares, restaurantes e hotéis. A praia do Rio Vermelho era historicamente preferida pelas famílias abastadas de Salvador, que passavam seus verões lá. Agora a praia funciona como um porto para os pescadores locais e uma área de ancoragem para seus navios. A água ficou muito poluída e não é mais adequada para banhos de mar, mas a verdadeira beleza desta praia não é a atividade aquática, mas sim a vida noturna que ela oferece. Há muitos quiosques na área vendendo comida, bebidas geladas e cerveja, além dos famosos acarajés. Ao longo da praia existem várias seções de rochas que dividem a praia em três pequenas praias chamadas Paciência, Mariquita e Santana.

Nas águas mais calmas da praia de Santana é onde você vai encontrar os pequenos barcos de pesca. Em Paciência, durante a maré alta, há muitas ondas boas que atraem os surfistas. Na praia final, a Praia da Mariquita, que na verdade significa “pequena vila de homens brancos” (Mairy-chi), é a foz do rio Luca, que também serve como porto de pesca. Em meados dos anos 70, a praia do Rio Vermelho era habitada por artistas como Dorival Caymmi, Caetano Veloso e João Ubaldo Ribeiro, e o local foi apelidado de “Bairro dos Artistas”. No dia 2 de fevereiro de cada ano, com muita festa e praia lotada, as pessoas deixam oferendas para Iemanjá, a “Rainha das Águas”.

Praia Stella Maris

Com boas ondas para os surfistas e águas quentes e verdes, a praia de Stella Maris é perfeita para o surf. Na maré alta, as ondas são fortes e, na maré baixa, surgem piscinas naturais, onde as crianças podem nadar e se divertir, sem preocupar seus pais com os perigos do mar. Jet ski e bodyboard também são populares nesta praia devido às condições do oceano nesta praia de Salvador.

Durante a alta temporada, há muitos quiosques ao longo da praia que vendem lanches e bebidas frias, incluindo cerveja na praia e as pessoas ficam até bem depois do sol curtindo a praia e as pessoas de lá. Uma bela grande praia para visitar enquanto estiver na região.

Praia Jardim dos Namorados

Localizada no bairro da Pituba, a Praia Jardim dos Namorados começa após o Clube Português no parque do Jardim dos Namorados. A praia tem mar agitado, com muitas pedras que a tornam um perigosa para nadar. Esta praia de Salvador é ótima  para passear sem pressa. O Jardim dos Namorados também conta com campos esportivos, um gramado amplo e um playground para as crianças. Ao longo da praia, você pode até encontrar pessoas pescando.

Compartilhe: