Onde ficar em Salvador

Compartilhe:

Se você está se perguntando onde ficar em Salvador, antes de conseguir responder essa questão deve primeiro conhecer as características das diferentes regiões da cidade. Em Salvador há uma ampla oferta de hotéis, pousadas e outros tipos de hospedagens para atender as pessoas que visitam a cidade, desde acomodações mais simples e baratas até hotéis luxuosos e com preço bem mais alto.

Um ponto importante é que, dependendo do período do ano de sua viagem para Salvador, talvez seja necessário reservar sua hospedagem com bastante antecedência. Isso ocorre por exemplo na época do Carnaval, em que a cidade fica bem cheia e o preço das hospedagens sobre bastante, sendo que muitos hotéis e pousadas ficam lotados. Então em épocas festivas sempre tente reservar com o máximo de antecedência possível para evitar superlotação e também para conseguir melhores preços.

Regiões da Cidade – Onde Ficar em Salvador

onde ficar em salvador
CC BY-NC by Izaias Buson

A cidade de Salvador é dividida em 3 regiões principais:

  • o Centro Histórico da cidade, em que fica localizado o Pelourinho;
  • a Região Central de Salvador, onde estão localizados os bairros da Barra e Rio Vermelho;
  • e a região do Litoral Norte, onde fica Itapuã e Stella Maris.

A seguir, você verá algumas das características dos principais bairros e regiões para decidir onde ficar em Salvador.

Veja também:  Quando ir Para Salvador

 

Centro Histórico

Nessa região há muitas opções de hospedagem, e também é no centro histórico onde fica boa parte dos pontos turísticos de Salvador, como o Mercado Modelo, Pelourinho, Elevador Lacerda e uma série de teatros, museus e igrejas.

Muitos estrangeiros se hospedam na região, no entanto, é uma área perigosa, especialmente no período da noite, além de não estar mais tão bem cuidada. Essa questão da segurança deve ser levada em consideração ao escolher onde ficar em Salvador, e você deve saber que existem áreas mais tranquilas nesse aspecto.

Rio Vermelho

O Rio Vermelho é o bairro mais indicado para quem quer aproveitar a vida noturna de Salvador. Também possui opções interessantes de hospedagem, embora seja mais residencial. Há muitas opções de barzinhos, baladas e restaurantes na região, além de abrigar as barracas de acarajé mais famosas da cidade, como a Dinha, Cira e Regina.

O mar no bairro do Rio Vermelho não é apropriado para banho, mas mesmo assim a orla foi reestruturada e é um bom local para caminhadas e para curtir o visual. Entre as redes de hotéis presentes na região estão o Mercure, Ibis e Golden Tulip.

Barra

É um dos bairros mais tradicionais de Salvador, e fica localizado na região central da cidade. As hospedagens aqui tendem a ser um pouco mais baratas, e o bairro também possui algumas atrações turísticas como o famoso Farol da Barra e os fortes de São Diogo e Santa Maria.

Veja também:  Pontos Turísticos de São Paulo

Também possui uma boa infraestrutura de bares e restaurantes e 2 praias com bastante movimento, que são a Porto da Barra e a praia do Farol da Barra, que são tidas como as praias da região central com melhor estrutura.

Além de onde ficar em Salvador, conheça também:

 

Ondina

Área de classe média alta de Salvador que possui boa variedade de hotéis, para todos os gostos e bolsos, sendo um dos mais caros e requintados é o Othon Palace. Esse bairro fica muito cheio durante o Carnaval, já que é o ponto final de muitos dos trios elétricos. É em Ondina que fica a  Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Palácio do Governador e o jardim zoológico.

Itapuã

O bairro de Itapuã fica a cerca de 20 km do centro da capital baiana, e é nele que fica uma das praias do litoral norte de Salvador. Esse bairro também possui vários restaurantes e opções de bares para curtir a noite, e os preços tendem a ser mais em conta se comparado aos estabelecimentos do Rio Vermelho. Já com relação aos hotéis, se encontra muitas opções luxuosas e até mesmo resorts nessa área.

Em Itapuã estão algumas das praias de Salvador mais frequentadas pelos moradores locais, que são o Farol de Itapuã, Itapuã e Placaford. É também em Itapuão que fica localizada a Lagoa do Abaeté.

Veja também:  Quando ir Para Recife

Bom, agora que já viu mais a respeito das principais regiões da cidade, já decidiu onde ficar em Salvador?

Compartilhe: