O que fazer em Salvador

Compartilhe:

A capital baiana é famosa pela simpatia dos moradores como pela mistura de raças, crenças e culturas, que atraem brasileiras de e estrangeiros das mais diversas regiões. Na temporada de verão, Salvador fica completamente lotada de turistas que vão para se divertir no carnaval e outras celebrações. Nesse artigo você verá o que fazer em Salvador, conhecendo os principais passeios e pontos turísticos da capital baiana.

Pontos Turísticos de Salvador

Salvador é conhecida por manter a tradição da religião católica e também de crenças africanas. Com isso, há centenas de igrejas na cidade, além de muitos terreiros de Candomblé.

Cidade Alta

o que fazer em salvador

Na cidade alta fica situado o famoso Pelourinho, que é um bairro histórico considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Lá ficam diversos casarões que datam dos séculos 17 e 18, além de igrejas católicas e museus. Um dos destaques é  a Igreja e Convento de São Francisco, tida como uma das principais obras barrocas do Brasil.

Cidade Baixa

A cidade baixa de Salvador pode ser acessada pelo Elevador Lacerda, um dos cartões postais da cidade. Para os moradores da capital baiana esse ponto turístico de Salvador faz parte da rotina, mesmo assim, o local sempre atrai muitos turistas em sua viagem para Salvador.

Veja também:  Onde Ficar em Recife

Bem próximo ao Elevador Lacerda fica o Mercado Modelo, outro famoso local para quem procura o que fazer em Salvador. O Mercado Modeloé famoso pela venda de artesanatos e lembranças locais, que os turistas costumam levar e levar para casa.

Praias de Salvador

Há um artigo dedicado inteiramente às praias de Salvador, mas mesmo assim falaremos um pouquinho sobre elas aqui.

Entre as praias urbanas de Salvador, o Porto da Barra é a mais agitada. É uma praia pequena, de águas tranquilas e com faixa de areia estreita. A praia do Porto da Barra fica entre o Forte de Santa Maria e o Forte de São Diogo. No verão essa praia costuma ficar bem cheia.

Longe do Centro, ficam as praias do Flamendo, Itapuã e Stella Maris, que possuem águas mais limpas e movimento intenso durante os finais de semana.

Farol da Barra e Arredores

O Farol da Barra é mais um ponto turístico de Salvador e também é um dos cartões postais da cidade,

Quando for visitá-lo, aproveite para conhecer o Forte de Santo Antônio da Barra, localizado no próprio Farol e também o Museu Náutico da Bahia se tiver tempo disponível.

Na região próximo ao farol, na maré baixa, existe a formação de diversas piscinas naturais, que fazem a alegria das crianças.

Morro do Cristo

O Morro do Cristo é uma pequena estátua do Cristo. Não se compara em termos de tamanho ao famoso Cristo Redentor mais famoso, localizado no Rio de Janeiro. O que chama bastante a atenção é o belo visual. Do Morro do Cristo que se tem a melhor vista do Farol da Barra.

Veja também:  Pontos Turísticos de São Paulo

Próximo dali fica outra praia de Salvador, a praia da Barra.

Bairro do Rio Vermelho

Esse é o bairro mais boêmio da capital baiana. Há inclusive uma praia nessa região, a praia do Buracão. Como não poderia deixar de ser, a região atrai muitos jovens atraídos pelos bares e baladas do Rio Vermelho.

Outro ponto turístico de Salvador localizado no bairro do Rio Vermelho é o antigo mercado de peixe, que atualmente concentra vários bares, que ficam abertos até de madrugada e são ponto de encontro conhecido de quem frequenta a região do Rio Vermelho.

Ponta de Humaitá

É um dos lugares em Salvador mais tradicionais para ver o pôr-do-sol. Também é na Ponta de Humaitá que fica o Forte de Monte Serrat.

Basílica de Nosso Senhor do Bonfim

É uma das igrejas mais conhecidas do Brasil. Em sua escadaria que ocorre a conhecida festa da Lavagem do Bonfim. Também é na Basílica de Nosso Senhor do Bonfim que você verá inúmeras fitinhas coloridas amarradas nas grades da igreja. Essas fitinhas são muito tradicionais e conhecidas.

Não muito distante dali fica a região do Ribeira. Nesse bairro que está a tradicional sorveteria da Ribeira, uma das mais conhecidas de Salvador.

Ainda mais, o local é a Ribeira , uma comunidade cercada pelo mar. Segundas-feiras tem lugar para chamar de segunda-feira gorda, regado com muita música e emoção. Juntamente com outros pontos da cidade, pôr-do-sol lá é muito valorizada. Indo para a área, fazer uma parada na sorveteria da Ribeira , um dos mais tradicionais da cidade.

Veja também:  Quando Ir Para Aracaju

Antes de começarmos a falar sobre os passeios a partir da capital baiana, é importante que você escolha onde ficar na cidade e quando ir para Salvador.

Passeios em Salvador

Praia do Forte

A Praia do Forte é um excelente destino para conhecer se você estiver em Salvador. Fica a cerca de 82 km da capital. Há algumas décadas era uma região bem tranquila, mas com o passar do tempo vários resorts se instalaram na região, o que a tornou a estadia mais cara e “comercial”. Ao visitar a região também é possível conhecer o Projeto Tamar.

Ilha de Itaparica

Para quem vai a partir de Salvador, há uma série de barcos que fazem o trajeto, em diferentes horários, a partir do Terminal de São Joaquim. A ilha de Itaparica fic na Baia de Todos os Santos, e possui mais de 36 km de comprimento. Há uma população de mais de 50 mil moradores na ilha, que é considerada como a maior ilha marítima brasileira.

Morro de São Paulo

A região de Morro de São Paulo é conhecida internacionalmente como uma das mais belas do nordeste brasileiro. Para quem parte de Salvador, é possível adquirir um passeio bate-volta com duração de um dia. Mas fica mais corrida, para quem tem mais tempo vale a pena dormir em Morro de São Paulo para explorar a região com mais calma.

 

Compartilhe: