Praias de Maceió

Maceió é a capital do estado de Alagoas e um ponto de referência no Brasil quando o assunto é praia. Nas praias de Maceió os visitantes podem usufruir de praias lindas, com longas praias de areia branca, infraestrutura com quiosques e também recifes em algumas praias, que embelezam o ambiente e favorecem a formação de piscinas naturais.

Maceió – Praias

praias de maceió

Há inclusive campeonatos de surf e windsurf em algumas praias de Maceió, gerando uma grande variedade, com atletas, turistas e moradores locais. As praias da cidade ficam especialmente cheias no verão, durante a alta temporada.

Os turistas que vão para a cidade costumam chegar prontos para explorar as praias remotas e também se divertir nas praias da própria cidade. Não faltam possibilidades, a beleza natural da praias de Maceió realmente impressiona.

Praia de Pajuçara

Pajuçara é o destino ideal para que as crianças e suas famílias desfrutem de suas tranquilas águas claras. O mergulho é permitido a menos de dois quilômetros da costa, de modo que há sempre jangadas rústicas saindo da praia de Pajuçara em direção aos melhores trechos para o mergulho. Há quiosques e restaurantes bem próximos a praia de Pajuçara, além de uma ciclovia que acompanha a orla para a prática de exercícios físicos.

Esta é uma das praias de Maceió mais conhecidas e muitos turistas se hospedam na região, que conta com boa infraestrutura de hotéis e restaurantes.

Praia de Jatiúca

Bela praia com água clara. O mar é um pouco agitdo, o que favorece a prática do surf. A praia de Jatiúca também possui barracas e costuma ser frequentada por jovens que ali se encontram.

Praia de Ponta Verde

Esta é uma das praias urbana de Maceió, que possui um extenso calçadão que costuma ficar bem movimentado durante os finais de semana. Também há boa infraestrutura de barracas na região.  Fica entre as praias de Pajuçara e Jatiúca.

Praia de Guaxuma

Em torno há casas de verão e quiosques construídos para expandir o movimento da região. As águas estão rodeadas de pedras e armadilhas para peixes.

Praia de Garça Torta

É uma praia com pouco movimento, principalmente pela escassez de quiosques. Os coqueiro tornam a vista do lugar mais bela.

Praia de Cruz das Almas

Esta praia de Maceió atrai os surfistas em busca de ondas fortes. Não é uma pria muito boa para banho de mar pois há muitos recifes submersos na região.

Praia de Jacarecica

A ampla faixa de areia mais consistente é ideal para caminhadas e corridas na areia. As famílias muitas vezes vêm à praia para passar o dia e tomar banho de mar, inclusive nas piscinas naturais formadas de acordo com a maré.

Praia de Riacho doce

É uma praia que fica numa vila de pescadores, com as águas calmas e a areia macia. No passado, foi até mesmo cenário de uma minissérie por ter um belo cenário.

Praia de Paripueira

É tida como o ponto de partida dos bancos de corais que se estendem até o estado de Pernambuco. A praia de Paripueira é ideal para mergulhos em suas águas mornas.

Praia de Sonho verde

A areia branca contrasta com o verde do mar que é cheio de recifes. Há muitos coqueiros na orla, o que embeleza a região. Nas proximidades há muitos condomínios e comércio.

Praia do Pontal da Barra

O mar dessa praia de Maceió é impróprio para o banho, principalmente por ficar em frente a um polo petroquímico. Mesmo assim a praia do Pontal da Barra apresenta um belo cenário, rodeada de palmeiras. Fica na rua das Rendeiras, um polo de artesanato local.

Praia do Mirante da Sereia

Sob os recifes fica a estátua de uma sereia. Há também mirante de onde se pode ver no horizonte a imensidão do mar.

Praia de Pratagi

Fica a pouco menos de 20 km do centro da cidade, dispondo de piscinas naturais boas para nadar. Há uma parte da praia mais cheia e outra mais tranquila e sem barracas, em que é possível apreciar a vista e curtir a praia de Pratagi com tranquilidade.

Praia de Ipióca

Praia com infraestrutura de barracas e muito bonita. Dependendo da maré, as ondas podem ficar mais fortes.

Costa Brava

Praia calma, com mar verde e uma ampla faixa de areia.

Praias próximas de Maceió

Praia do Francês

Próximo de Maceió, a conhecida praia do francês é bem eclética. No lado esquerdo da praia há muitos arrecifes, o que torna o mar numa grande piscina natural. Há uma grande oferta de restaurantes e bares na praia do Francês que deixam a praia muito movimentada, especialmente nos fins de semana. Já no lado direito, o cenário é mais rústico, apenas um belo coqueiral se apresenta deste lado da praia, que tem mar agitado e ondas fortes, o que faz com que este ponto seja muito frequentado por surfistas.

Praia do Gunga

Assim como em algumas praias de Maceió, a praia do Gunga também possui areia branca. Ela fica situada na foz da Lagoa do Roteiro, um mar de águas cristalinas com um grande recife de corais que forma piscinas naturais na maré baixa e muitos coqueiros em seus arredores.

Apesar de muitos acreditarem que a praia do Gunga faz parte das praias de Maceió, na verdade ela pertence ao vizinho município ao da capital alagoana, que é a cidade de Barra de São Miguel. A praia do Gunga conta com uma ampla infraestrutura de lazer e restaurantes.